segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Plaza movimenta a Estação do Vinho

Até o próximo dia 15 acontece no Plaza Shopping, a Estação do Vinho, com degustação, exposição de rótulos e objetos e aulas sobre a história deste fascinante universo. Quem quiser participar dos cursos oferecidos nas quartas, quintas, sextas e sábados, sempre a partir das 19h, pode se inscrever gratuitamente, através do site do Plaza (www.plazacasaforte.com.br).

A exposição que acontece no piso L3 do shopping e reunirá uma infinidade de rótulos e objetos como taças de vários modelos e tamanhos, garrafas, decanto, rolhas, além de acessórios como abridores, termômetros, saca-rolhas, conta-gotas, entre outros. A mostra contará com a monitoria da importadora Dom Vinho e fica aberta no horário de funcionamento do Plaza, de segunda a sábado, das 10h às 22h. E aos domingos das 12h às 20h.

Os mini cursos acontecem, no piso L4, e reúnem grupos de 20 pessoas. Para comandar as aulas sobre os diversos temas, destacando inclusive as uvas e cada região do mundo e suas importâncias, como a Tannat (Uruguai) Ruby Cabernet (Califórnia), Petite Syrah (França) e Tempranillo na Espanha, entre outras, além de harmonização, o evento conta com experts a postos: os sommeliers Ângelo Miranda e Fabiana Gonçalves, além do chef Thiago Arnaud.

Os experts orientam os interessados sobre, por exemplo, quais as taças corretas para a degustação de vinhos, champanhe, espumantes; Como sacar uma rolha sem causar estragos ao vinho; tipos principais de uvas usadas para a fabricação dos vinhos e procedência das variedades no mundo afora, dicas de leitura de rótulos para uma compra correta, maneiras de degustação X harmonização e outros segredos mais.


MINI CURSOS – A segunda semana do evento, começa nesta quarta-feira (11) e as aulas girarão em torno da história do vinho, tipos de uvas e tipos de vinhos. Na quinta-feira (12), o experts falam sobre profissionais do vinho, tipos de rolhas e tipos de garrafas. Já na sexta-feira(13), os especialistas falam novamente sobre harmonização com o chef Thiago Arnaud e convidados e no sábado (14), para encerrar o evento, ensinamentos serão sobre armazenamento de vinhos, técnica de vinificação e onde comprar.

A Estação do Vinho 2010 tem a coordenação da jornalista pernambucana e sommelier profissional pela Associação Brasileira de Sommelirs de São Paulo, Fabiana Gonçalves, editora do blog Escrivinhos(www.escrivinhos.com).

O evento conta ainda com a parceria da Todeschini, responsável pela montagem da estrutura de uma cozinha, onde acontecem as degustações; a Importadora Dom Vinhos, que faz a monitoria da exposição e da Vinícola Vale do São Francisco, de Santa Maria da Boa Vista, da região do Vale do São Francisco,pioneira no estado na produção de rótulos pernambucanos e detentora exclusiva da marca Botticelli.

Hoje, a vinícola tem 15 rótulos ali produzidos. “Vamos estar presente com lançamentos recentes para que os interessados possam provar e conhecer nossos produtos. Sabemos que nosso estado produz vinhos bons e com preços acessíveis. Precisamos desmistificar a máxima de que vinho bom é de fora e que os rótulos caros é que são os melhores. Nada disso”, lembra Ricardo Almeida, diretor da Botticelli.




11/08 (quarta-feira)



História do vinho / tipos de uvas /tipos de vinhos


12/08 (quinta-feira)

Profissionais do vinho / tipos de rolhas /tipos de garrafas



13/08 (sexta-feira)

Harmonização com chef Thiago Arnaud e convidados


14/08 (sábado)


Armazenamento do vinho/técnicas de vinificação/onde comprar


SERVIÇO:


 ESTAÇÃO DO VINHO


LOCAL: PLAZA SHOPPING


RUA DR° JOÃO SANTOS FILHO, 255,

CASA FORTE


QUANDO: ATÉ SÁBADO (15)


INFORMAÇÕES: (81)3265.8100.





Nenhum comentário: