segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festas de Queijos e Vinhos






Os queijos estão presente desde o nosso café da manhã até as preparações maisrequintadas.Impossível citar a quantidade de receitas que podemos fazer tendo o queijo como ingrediente.Eles se tornaram companhia perfeita para os vinhos,massas,tortas,antepastos,aperitivos,pizzas,patês,recheios e muito mais.A TIROLEZ, que figura como uma das principais empresas laticinistas do país, produz mais de 60 tipos de queijos, e nos envia uma sugestão de mesa composta de queijos ideal para receber em nossa casa os amigos com bom,requinte e qualidade. 



Os queijos


Disponha-os numa sequência, partindo dos mais suaves para os mais picantes. As fôrmas ou pedações de queijos devem ser dispostos sobre tábuas, que facilitam o corte e dão relevo à exposição. Corte-os inicialmente, indicando aos convidados a maneira adequada de fracioná-los. Cada queijo deve ser cortado com sua própria faca.


As pastas

Você pode fazê-las utilizando uma base de "cream cheese" sabor natural, Ricota ou Minas Frescal ou adquiri-las já com seus sabores originais de fábrica. As pastas podem ser consumidas na fase inicial da festa, quando muitos convidados dão-se a agradáveis "bate-papos" regados a bom vinho.



Os vinhos

As garrafas devem ficar sobre mesa auxiliar, devendo-se conservas os brancos em baldes com gelo. Os tipos a serem oferecidos devem respeitar a quantidade e tipo de cada queijo, pois queijos de sabor suave (Brie, Camembert, Gouda, etc.) pedem vinhos tintos mais suaves. Queijos frutados (Emental, Gruyère, Edam, etc.) pedem vinhos branco frutados. Queijos de sabor intenso (Gorgonzola, Provolone, Parmesão, etc.) pedem vinhos tintos mais encorpados.


Os pães

Apresente-os em cestos de vime nas pontas da mesa, oferecendo-os em variedades que vão da baguete francesa, até o pão sueco, especial para degustar pastas. Pães com aditivos devem ser evitados (pão de alho, pão de linguiça, etc.), pois interferem no sabor dos queijos e dos vinhos. Pães pretos e de centeio são contudo bem aceitos em tais festas.



As frutas

Algumas frutas são especialmente indicadas para a degustação com queijos. É inegável a excelência da combinação pêra - provolone. Os queijos suíços (Emental - Gruyère) e Edam casam-se perfeitamente com uvas brancas e maçãs. Boas na combinação e excelentes no visual que dão à mesa, as frutas devem estar no ponto de consumir, bem lavadas e enxugadas antes de comporem a mesa. Elas devem ser agrupadas inteiras no centro da mesa em forma de abundante cascata. Utilize também algumas para reforçar o efeito visual (abacaxi, melões, abacates).



Obs.: Complete a decoração com arranjos de flores secas, espigas de trigo e outros materiais rústicos que lembrem natureza. As tábuas de queijo podem ser forradas com folhas de videira.

Nenhum comentário: