sábado, 14 de agosto de 2010

Emagreça com o suco das famosas



Navengando pela net encontrei essa matéria e quero compartilhar com vocês aqui no Madame Excêntrica.Os sucos devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa e se ajudam a perder uns quilinhos melhor ainda.Confiram a matéria da revista Boa Forma



Todos os dias pela manhã, Cleo Pires e Dani Suzuki repetem o mesmo ritual: ainda em jejum, bebem um copo generoso de suco feito com maçã, folhas verdes, legumes e brotos de alfafa ou girassol. A receita de Letícia Spiller é bem parecida, só que mais simples – não tem os brotos, que Flávia Alessandra substitui por semente de linhaça. Essa é uma das vantagens do suco que virou moda entre as globais: alguns itens podem variar de acordo com o gosto do freguês (ou com as opções que você tem na geladeira e na fruteira). Mas o que elas mais amam nessa bebida é a imensa lista de benefícios: desincha, desintoxica, facilita a digestão, estimula o intestino, acelera o bronzeado, aumenta a disposição e engana a fome. E, se você trocar o café da manhã pelo suco, pode perder até 2 quilos. No preparo, use ingredientes frescos e, se possível, orgânicos – especialmente no caso das frutas e dos legumes que podem ser consumidos com casca. “É nessa parte que muitas frutas e legumes concentram as fibras, as vitaminas e os minerais”, explica a nutróloga Keila Rachel, do Rio de Janeiro. Você precisa emagrecer mais? Associe o suco a uma dieta de 1200 calorias e perca 4 quilos fácil, fácil em um mês



Suco à sua moda

Você pode variar a receita, mas cuidado para não exagerar nos ingredientes. “Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique muito calórico, pesado e com gosto forte”, ensina a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Veja quanto usar de cada grupo de alimento:

• Até duas folhas: as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.


 
• Até dois legumes: o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, cabelo e unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).

 

• Até duas raízes: a cenoura e a beterraba têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E – excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. A batata-doce fornece potássio e fibras – importantes para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Quer deixar o suco ardidinho? Coloque gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.


• Até três frutas: a maçã é muito bem-vinda. Adocicada, substitui o açúcar ou adoçante no suco. Ainda tem pectina – fibra que, entre vários benefícios, varre as toxinas. Melão e abacaxi são diuréticos e oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo). Por ter bromelina – mistura de enzimas que desdobram as proteínas –, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. As frutas amarelas (pêssego, melão-cantalupo) e as vermelhas (amora, morango, cereja) são ricas em antioxidantes aliados da pele lisinha. Já a laranja, é fonte de vitamina C e outros itens que fortalecem o organismo. Aposte também nas frutas secas, como damasco e ameixa. Elas são ótimas em fibras.

 
• Um broto ou semente germinada: as poucas opções encontradas nos supermercados são os brotos de alfafa e feijão (moyashi). Mas você pode colocar sementes de linhaça, girassol e gergelim ou grãos de soja para germinar em casa. É preciso paciência e dedicação, mas vale a pena. “A germinação desperta as enzimas adormecidas na semente. E essas enzimas eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão”, diz Alberto Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico É na Cozinha (Ed. Alaúde). As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidas). E você ganha





Nenhum comentário: