sexta-feira, 6 de agosto de 2010

César Santos retratado em documentário



O documentário "Que coisa é essa?"que foi  roteirizado e dirigido pelo jornalista Bruno Albertim,poderá ser conferido pelo público pernambucano.O filme foi lançado no final do ano passado, em São Paulo, durante a programação do Mesa São Paulo 2009, o maior congresso de gastronomia das Américas. Promovido pela maior publicação de enogastromia do País, a revista Prazeres da Mesa, o congresso teve a participação de César(foto) ao lado de grandes nomes da gastronomia mundial, como o francês Alan Ducasse, um dos criadores da nouvelle cuisine francesa. Agora, o filme chega para lançamento em Recife em nova edição, com cerca de 20 minutos de duração.




Concebido para apresentar a cozinha contemporânea do Nordeste a partir de figura de César Santos, do Oficina do Sabor, o filme explica a linguagem gastronômica criada pelo chef, um divisor de águas na cozinha nordestina: pela primeira vez, frutas e outros ingredientes dos quintais pernambucanos, litoral e sertão, em harmonia com técnicas clássicas europeias. César Santos representa um grande capítulo na linha afirmativa da cozinha contemporânea brasileira. Uma história iniciada nos anos 80, quando os franceses Claude Troisgois e Laurent Suaudeau desembarcam no Rio de Janeiro e, pioneiramente, acabam por incorporar ingredientes e técnicas pátrias a suas cozinhas. Dão início a uma gastronomia contemporânea brasileira: uma espécie de movimento de descolonização e auto-afirmação gastronômica, a escola europeia agora vista como aliada e não mais como determinante e absoluta. Pururuca e confits em pé de igualdade.


O roteiro do jornalista especializado Bruno Albertim (Jornal do Commercio, Prazeres da Mesa, entre outros veículos) mostra a formação culinária de César, as influências domésticas, o experimento com as primeiras frutas para a composição de molhos de crustáceos e pescados, os quintais de Olinda como cenário e fontes de criação. Traça a trajetória de como ele se tornou um dos principais nomes da cozinha contemporânea e do terroir do Brasil.

O documentário tem produção executiva assinada por Luciano Roberto, narração de Fabiana Freire Pepeu, produção, edição e equipe técnica da Videoteipe/485 filmes, sob supervisão de Mário Rios. Para convidados, o lançamento acontece na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, às 19h30, na varanda do restaurante Oficina do Sabor

Nenhum comentário: