quarta-feira, 4 de agosto de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO DA MONGERAL AEGON

Hoje (04), a partir das 19h, na Academia Pernambucana de Letras,acontece o lançamento do livro Mongeral Aegon – 175 anos de História.O livro apresenta  documentos raros e do seu acervo particular, em 45 cidades brasileiras, em comemoração ao aniversário da empresa, neste 2010. A publicação  retrata a evolução do Brasil através dos tempos.A seguradora é referência, quando o assunto é gerência moderna, credibilidade, seguro e previdência social.



A Publicação

O livro “Mongeral Aegon - 175 anos de história” mostra o protagonismo da seguradora na história da previdência social brasileira e de que forma a participação de personagens ilustres da política nacional foram determinantes nessa trajetória. A obra resgata a fundação, em 1835, pelo doutor em Ciências Jurídicas, Aureliano Coutinho, da primeira instituição organizada pelo governo relativa à previdência, considerada na época como um novo conceito nas relações do Estado com a classe trabalhadora. Instituição que viria a ser a semente daquela que hoje ocupa o patamar de quarta empresa mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta: a Mongeral Aegon Seguros e Previdência.




Em uma leitura cercada por personagens da Monarquia e da República, com documentação rara, selecionada após ampla pesquisa iconográfica e documental, a obra revela as mudanças nos costumes da sociedade e os mais importantes fatos da política e da economia brasileira que marcaram a trajetória da empresa, como a independência do Brasil, a abolição dos escravos, a evolução da moeda, até o regime militar e a democratização. Durante todo esse período, a Mongeral Aegon teve inúmeros presidentes ilustres, como Visconde do Rio Branco e Marquês de Paranaguá, que estiverem à frente da entidade por mais de 15 anos. O livro mostra ainda como a criatividade foi fundamental para que a empresa vencesse as inúmeras oscilações políticas e econômicas das décadas de 80 e 90, do século XX.


O livro oferece ainda curiosidades como documentos raros que mostram a evolução das moedas no Brasil, entre 1580 a 1832, pedidos de pensão como a do Marquês de Inhambupe, para ingressar na então Montepio, escrita do próprio punho como era a exigência na época, imagens de apólices que destacam a política econômica de um período financeiro da entidade, durante anos fundamentada nas aplicações destas apólices de dívida pública e na receita extraída das loterias, fotos da construção do Cristo Redentor e de fatos ocorridos no país, durante estes longos 175 anos, entre outros registros interessantes.



P.S.O livro não será comercializado e será enviado para bibliotecas públicas brasileiras

Nenhum comentário: