segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Stanley Jorda comandou o último dia do JazzPorto Festival






Durante três dias, Pernambuco se transformou na capital do jazz e do blues nacional. O JazzPorto – Festival de Jazz e Blues de Porto de Galinhas trouxe entre os dias, 26, 27 e 28, para o balneário, diversas atrações musicais nacionais e internacionais que se apresentaram gratuitamente em palco montado na Praça das Piscinas Naturais.O produtor e idealizador do evento, Eduardo Côrtes junto com o curador, o músico Giovanni Papaléo contentes com o resultado final, depois de trazer para um público privilegiado o show de uma das maiores lendas vivas do jazz mundial: o guitarrista Stanley Jordan.






Quem abriu as atividades na quinta (26), no restaurante TragaLuz, foi a diva Taryn Szpilman. A carioca cantou sucessos de Billie Holiday, Beatles, Jimi Hendrix em um show intimista, onde revelou sua paixão pela cidade. No palco principal, a Contrabanda com participação do pernambucano Fábio Costa e o gaitista Flávio Guimarães.



Na sexta, logo no começo da tarde, a Street Jazz Band, de Euclides Dourado fez pocket show no TragaLuz. A noite, o grupo instrumental Trombonada e logo depois, Danny Vincent com participação de Big Joe Manfra.Após quase duas horas de show no último dia, sábado (28), Jordan levou os presentes ao delírio com canções novas e antigas e chamando atenção para a sua técnica ao tocar a guitarra. Talento, simpatia e virtuosismo formaram a base da apresentação.




Antes, no palco, Giovanni Papaléo subiu com a sua Uptown Band e recebeu convidados como o guitarrista argentino Danny Vincent. Com um show contagiante, repleto de sucesso já conhecidos do público local, que botou nativos, turistas e amantes do gênero para dançar.




Mesmo com o término das apresentações, a farra continuava no restaurante Capitania do Sabor, com Jam sessions entre os músicos.O JazzPorto, embalado com o tema “Do Mississipe ao Capibaribe” além de movimentar shows, realizou pela primeira vez o Circuito Gastronômico New Orleans e pocket shows nos restaurantes que participaram do circuito, como o TragaLuz, Munganga e Domingos. O homenageado do ano foi o artista popular Tavares da Gaita, que teve mural pintado pelo artista plástico George Barbosa.

Nenhum comentário: