segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cartunista comemora 30 anos de carreira


Quinta (12 ) o cartunista Humberto Araújo lança o álbum “Cartuns postais” e inaugura a exposição “30 anos de humor”, na Praça de Eventos do Paço Alfândega. Ambos os trabalhos reúnem uma série de cartuns que retratam pontos históricos e turísticos do Estado de Pernambuco, produzidos nos anos de 2007 e 2008.


O cartunista explica que o álbum, publicado pela Edições Bagaço, com encadernação de luxo, é uma coletânea de desenhos veiculados durante dois anos na Revista JC, do Jornal do Commercio, onde trabalha desde 1990. “Através do humor, evidencio praças, parques, monumentos, prédios, manifestações culturais e religiosas do povo”, diz Humberto Araújo.


Ele selecionou 40 imagens para compor a publicação e convidou a jornalista Cleide Alves, responsável pelo setor de patrimônio e urbanismo do Jornal do Commercio, para escrever pequenos textos sobre cada um dos lugares retratados. Na exposição, que fica em cartaz até 19 de novembro, estarão expostos dez desses cartuns em painéis de 1 metro por 1,2 metro.

“Pela minha formação de arquiteto, quando comecei a criar os cartuns para a página de humor da revista, pensei de imediato na montagem de uma exposição e na produção do álbum”, afirma Humberto Araújo, 49 anos. O trabalho celebra três décadas de humor em jornais desse pernambucano de Itambé, graduado em arquitetura e jornalismo.

A comemoração, na verdade, teve início ano passado, quando a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) produziu o calendário anual do Estado, ilustrado com imagens dessa mesma série de Humberto. O lançamento de ”Cartuns postais”, seguido de coquetel, será às 19h. Um exemplar ficará exposto junto dos painéis, para ser folheado pelo público.

O álbum estará à venda no local e posteriormente poderá ser adquirido em livrarias da cidade ou com entrega em domicílio pela editora. A escolha da Praça de Eventos do Paço Alfândega não foi à toa. “Além de ser um prédio histórico, num raio de 500 metros do Paço estão muitos dos lugares retratados nos cartuns”, comenta Humberto Araújo.

Carreira - Caricaturista, chargista e ilustrador, ele começou a vida profissional no Diário de Pernambuco, em 1976, com charges de futebol. Em seguida passou a produzir charges editoriais, trabalho que desempenha no Jornal do Commercio há 19 anos. Nesse período, participou de salões de humor no Brasil e fez charges animadas para a Rede Globo Nordeste.
Humberto é vencedor de três edições do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo Pernambucano (categoria desenho para imprensa) e tem três outros livros publicados: “Na boca do gol” (Editora Comunicarte, 1983), ?A nova republicada? (Editora Comunicarte, 1986) e “Brasil na Real” (Editora Bagaço,1999). Também participou das coletâneas “As histórias do Brasil através da caricatura” (Bom Texto, Letras e Expressões Editoras, 2001) e”A história do Futebol do Brasil através do cartum” (Bom Texto, 2004).







SERVIÇO:




Lançamento do álbum “Cartuns postais” e abertura da exposição “30 anos de humor”, do cartunista Humberto Araújo


Quando: 12 de novembro

Horário: 19h
Local: Praça de Eventos do Paço Alfândega

Rua da Alfândega, 35,

Bairro do Recife
Visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados das 12h às 20h,


até 19 de novembro

Informações: (81) 3194.2100.

Nenhum comentário: