terça-feira, 10 de novembro de 2009

1° Encontro de Twitteiros Culturais




O Twitter, se tornou uma das redes sociais mais acessadas recentemente, é considerado por especialistas em Internet um dos maiores fenômenos de interação mundial. Ferramenta digital eficiente, capaz de promover ‘Flash Mob’ (encontros instantâneos) em poucos minutos e com alcance e proporções inacreditáveis, pode dar voz a protestos e campanhas com apenas 140 caracteres. O que pode surgir da relação Twitter e cultura?

Próximo domingo(15) Belo Horizonte estréia no circuito nacional e realiza o “1° Encontro dos Twitteiros Culturais de BH”, o ETC BH, que ocorrerá simultaneamente e conectado ao 2º ETC Brasil. O evento teve a primeira edição no Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, promete mobilizar e reunir mais gente pelo país, incluindo além de BH, Curitiba, Fortaleza e Manaus. Profissionais de literatura, música, cinema, multimídia, jornalismo, entre outros, que divulgam idéias, críticas e projetos culturais e que se comunicam sobre cultura através do Twitter, promovem um debate nacional simultâneo (ao vivo e virtual).


Em BH, o encontro será realizado neste domingo, 15/11, às 16 horas, na Livraria Status Café Cultura e Arte (Rua Pernambuco, 1150 – Savassi). Para comandar os debates, os convidados são a psicóloga, Júlia Andrade Ramalho, sócia–diretora da Estação do Saber e curadora e coordenadora do projeto ‘Estação Pátio Savassi’; o designer, Alexandre Estanislau, Diretor de Arte e Criação da Bolt Brasil Comunicação Digital; e o designer, ator e jornalista, Frederico Bottrel. A mediação do bate-papo cultural será feita por Cléo Silva, coordenadora do Twitter BH.


“O foco do encontro é discutir a relação do Twitter com a cultura e como esta rede social pode ajudar na difusão das informações na rede. Mais do que comunicar, como podemos nos conectar e divulgar idéias culturais.” Destaca Júlia Ramalho, idealizadora e coordenadora do ETC BH. As pessoas da platéia e virtuais poderão participar com perguntas e colocações.

O ETC é uma iniciativa nacional da Poiesis e do Publish News, com parcerias locais em cada uma das praças de realização da iniciativa. Em BH, a Estação do Saber está apoiando e coordenando o projeto.



As palestras poderão ser acompanhadas e debatidas através do Twitter nos endereços (www.twitter.com/twiterBH) do (www.twitter.com/@ETC_BH) e do (www.twitter.com/@arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações.






“1° ETC_BH e 2º ETC_Brasil

Quando:15 de novembro

Horário: 16h

Local: Livraria Status Café Cultura e Arte

Rua Pernambuco, 1150 – Savassi - Entrada Franca

Informações: Estação do Saber: (31) 2551-7663

www.estacaodosaber.art.br e
www.etcbrasil.com.br

Nenhum comentário: