terça-feira, 17 de novembro de 2009

Livro:A rotativa parou!

“Este não é um livro de memórias, é um livro de lembranças”, diz o jornalista Janio de Freitas na orelha de A rotativa parou! – Os últimos dias da Última Hora de Samuel Wainer.




“Colhe aqui uma figura interessante, ali uma tarefa, um episódio interno, ora um boato, ora histórias, o cômico e o dramático, o lamentável e o saudoso, as tensões infinitas – e aí estão as pinceladas que afiguram a vida de redação. Ou, no mínimo, a sua natureza pelos olhares de um jovem jornalista perceptivo, talentoso e consciente de que vivia um momento tão especial na sua vida quanto na do jornal onde se tornava profissional. E, por extensão, na vida da imprensa brasileira.”











Em tempos onde não é obrigatório o diploma para exercer a profissão de jornalista fica o alerta (e a dica) de uma leitura obrigatória para quem deseja ser de fato um execelente jornalista.Por que,meus caros é preciso sim formação acadêmica e conteúdo intelectual.






A imprensa brasileira sempre foi marcada por fatos que até hoje xxx na memória de muitos jornalistas.Fato esse que levou o jornalista Benicio Medeiros a escrever o livro "A rotativa parou" que relata os últimos dias do jornal de Samuel Wainer.Com a experiência adquirida em décadas de redação, Benicio Medeiros retorna mentalmente ao jornal onde dava os primeiros passos de sua carreira ao mesmo tempo em que testemunhava um dos episódios mais marcantes da história da imprensa no Brasil: o fechamento da Última Hora, de Samuel Wainer.





Benício Medeiros relata de forma sensível os últimos anos do jornal, onde testemunhou situações graves, dramáticas, mas também cômicas na redação. O Última Hora foi vendido em 1971, depois de ter sido mortalmente ferido pela ditadura militar iniciada em 1964.Quatro décadas depois, quando as redações já passaram por transformações tecnológicas e adotaram códigos de ética que tornam o ambiente da Última Hora um cenário distante, Benício,por meio da leitura, nos lança em uma viagem no tempo. O leitor de A rotativa parou! conhecerá episódios vividos dentro da redação e relatados pelo olhar atento e emocionado do autor, como a lembrança de Benício do dia em que a redação parou:





“A paciência da redação ia-se esgotando. E decidiu-se por uma paralisação, no horário do fechamento, em sinal de protesto contra uma situação que se revelava insustentável. Coisa inédita em quase vinte anos de contínua atividade: a redação da UH, nesse dia, parou por um interminável minuto. Samuel trabalhava normalmente no seu aquário, subindo e descendo os seus óculos como sempre, quando percebeu uma estranha calmaria. Levantou-se e viu a cena chocante. Estavam todos de pé, num silêncio lutuoso, pois nada, na verdade, precisava ser dito. Samuel parecia não acreditar no que via, disfarçava, não sabia onde pôr as mãos, o que dizer ou fazer. Me deu pena ver o seu olhar atônito, por trás do vidro do aquário. Não era o olhar do patrão nem do jornalista, mas o olhar de um homem comum diante da própria ruína, diante do fim da sua grande aventura.”





O autor pesquisou e colheu depoimentos para resgatar fatos e nomes relevantes à época e fez uma preciosa seleção de fotos, inéditas ou pouco conhecidas, que ilustram este livro. “Recorri a alguma pesquisa e a alguns pouco depoimentos, mas o que tenho de verdade a acrescentar a tudo o que já se escreveu sobre a Última Hora é pura matéria de memória”, diz Benicio. Um material precioso para quem quer conhecer um pedaço importante da história recente do Brasil.





Depois de sua passagem pela Última Hora, Benicio Medeiros atuou em algumas das redações mais importantes do Rio de Janeiro. Entre outras funções, foi repórter e crítico literário da revista Veja, redator da revista Istoé, editor do Jornal da Globo, editorialista do Jornal do Brasil e editor-executivo da revista Manchete. Atualmente é diretor de jornalismo da ABI e editor da Revista do Livro da Biblioteca Nacional. É autor de A poeira da glória (Relume Dumará, 1998) e Brilho e sombra (Bem-Te-Vi, 2006), sobre a vida e obra de Otto Lara Resende.




A rotativa parou!






Editora Civilização Brasileira






Benicio Medeiros






208 páginas






Formato: 14 x 21 cm






Preço: 29,90






Jornalismo / História






www.record.com.br

Nenhum comentário: