terça-feira, 10 de novembro de 2009

A EFICÁCIA DO PILATES NA POSTURA DOS JOVENS


Melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força são alguns dos objetivos do Pilates. O método criado pelo Alemão Joseph Humbert Pilates, na década de 20, continua mais atual do nunca e é bastante eficaz para a postura corporal, respiração, trabalha o corpo de forma global. De acordo com a Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates, da Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia, localizada na Boa Vista, Dra. Paula Lira, o método além de melhorar a flexibilidade, coordenação, redução de tensões musculares e fadiga, promove uma melhor da qualidade de vida aos seus praticantes.



Nos dias de hoje, o método vem sendo procurado por várias faixas etárias. O público jovem, entre os 18 e 25 anos, tem se mostrado bastante interessado na prática do Pilates. Geralmente, os jovens que procuram o Pilates na Corpo em Terapia, apresentam má postura corporal, dores na coluna, dores muscular, baixa resistência a exercícios físicos e principalmente grande encurtamento corporal. Esses sintomas devem-se principalmente a má postura destes jovens em frente ao computador. Já que devido ao mundo moderno esses jovens precisam cada vez mais se utilizar dessa ferramenta. “A prática do Método Pilates nesta fase funciona como um excelente trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses muito comuns nesta idade e melhorando o alongamento geral”, explica a Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates, Dra. Paula Lira.



Alerta - Segundo dados do Instituto Nacional de Estática, 92,7% dos jovens, utilizam diariamente o computador. Mesmo sendo uma ferramenta indispensável nos dias de hoje, é necessário os jovens ficarem alertas ao uso excessivo da máquina. A sugestão da Instrutora de Pilates, Dra. Paula Lira, para não prejudicar a postura corporal destes jovens, é fazer intervalos durante o uso da máquina, sempre realizar alongamentos e não deixar de praticar os exercícios físicos. “Para não comprometer a postura corporal, a médio e longo prazo, é necessário o jovem conhecer os benefícios do pilates, um método preventivo e contínuo”, esclarece Dra. Paula Lira.




Postura - Segundo Dra. Paula Lira, os desvios de postura, tais como a lordose cervical, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações no corpo, tais como as dos ombros, braços, articulações temporomandibulares, quadris, joelhos e pés. “Manter postura errada por tempo prolongado, pode acarretar alterações posturais que ocasionam o enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos. E justamente na correção destas posturas que o Pilates atua.”



Prática - O pilates trabalha com os aparelhos de molas, o uso de bolas, faixas elásticas e outros acessórios que tornam a atividade mais interessante. “A aula é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos, principalmente na linha do abdômen e músculos lombares”, detalha a fisioterapeuta, Dra. Paula Lira. Os resultados do Pilates são observados dentro de 3 meses e cada exercício é realizado dentro de um ângulo específico. “A garantia da eficiência do método está em exatamente na precisão dos movimentos e no conhecimento do profissional que precisa estar atento a séria de exercícios desenvolvidos para o aluno”, reforça a Instrutora de Pilates, da Corpo em Terapia.



Benefícios - Além de corrigir a postura corporal, um dos grandes benefícios do Pilates é enrijecer os glúteos, pernas, braços e abdômen, proporcionando ao praticante músculos mais fortes e concentrados. “Os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante”, detalha a Instrutora de Pilates, Dra. Paula Lira. Com os músculos devidamente fortes e alongados pelo método, a postura do praticante melhora significativamente e os seus movimentos com o passar do tempo tornam-se mais elegantes, é o que afirma a fisioterapeuta, Dra. Paula Lira.




Respiração - Quem pratica o Pilates também é beneficiado no quesito respiração. O pilates educa o paciente a respirar melhor. “Respirando de maneira correta, o praticante oxigena o cérebro, o sangue e livra o organismo das toxinas e gases nocivos”, acrescenta a Instrutora e Fisioterapeuta, da Corpo em Terapia, Dra. Paula Lira. A eficácia do Pilates se estende ao sistema imunológico, ajudando a combater certos tipos de doenças. “Como o Pilates trabalha todas as articulações, parte óssea e o aumento da flexibilidade do corpo, ele consegue prevenir nos praticantes, os riscos de lesões da coluna, nervo ciático e tensão no pescoço”, finaliza Dra. Paula Lira.








Serviço:
Clínica de Reabilitação Corpo em Terapia
Rua Henrique Dias – 133
Boa Vista
Recife - PE
Fone: (081) 3423.4637.

Nenhum comentário: