terça-feira, 24 de novembro de 2009

OS RISCOS DE SE EXPOR AO SOL APÓS UMA PLÁSTICA








Com a chegada da estação mais quente do ano, o verão umas das perguntas freqüentes nos consultórios de cirurgia plástica é: “qual é o momento ideal para se tomar sol, após a realização de uma plástica?”. Segundo o Cirurgião Plástico, da Clínica Perseu Lemos, Dr. João Amorim, para evitar problemas no futuro, é necessário o cirurgião antes de qualquer intervenção cirúrgica orientar o paciente, de uma maneira geral, sobre os grandes riscos de uma exposição aos raios solares nos primeiros 30 dias, após a plástica. “Quem se expõe ao sol tem grande possibilidade de apresentar cicatrizes escurecidas e esquimoses, que são as manchas roxas da lipoaspiração ou da própria cirurgia”, explica o membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. João Amorim






Além das cicatrizes escurecidas e esquimoses, outros riscos para quem toma sol nos 30 dias após a plástica, é o aumento do inchaço e latejamento. “Ficar exposto ao sol acelera a ação da vasodilatação, que é a dilatação dos vasos sangüíneos. Além destes fatores, a exposição ao calor de forma inadequada, destrói as fibras de colágeno e elastina, intensificando o processo de envelhecimento natural da pele”, alerta o cirurgião plástico, Dr. João Amorim.






Proteção - De acordo com Dr. João Amorim, após a plástica, recomenda-se o uso de uma proteção solar bastante rigorosa no primeiro mês, que se ameniza aos poucos com a chegada do segundo mês. “Mesmo após este dois meses, é necessário o paciente, principalmente aqueles submetidos ao peeling, evitar uma exposição solar direta durante seis meses. Normalmente indica-se aos recém-operados a utilização do Fator de Proteção Solar 30 ou até mesmo maior”, reforça o cirurgião plástico.






Lipoaspiração - Para a paciente que se submete a Lipo nesta época tão quente do ano, é bom ficar atenta a algumas recomendações de Dr. João Amorim. “Quem faz a Lipo neste período, só pode ser expor ao sol de forma gradativa após 30 dias. Vale ressaltar que esta exposição só pode ocorrer se não existir nenhuma esquimose residual”, alerta o cirurgião plástico. Mesmo com estes cuidados, Dr. João Amorim garante que é possível ainda este ano correr contra o tempo para ficar com o corpo pronto para o verão. “Se o intuito é se submeter a uma Lipo antes das férias de verão , leia-se janeiro, ainda há tempo, desde que a paciente siga de forma rigorosa todas as recomendações prescritas pelo cirurgião”, diz João Amorim. E claro poder curtir o sol, mar com o corpo em dia e livre das gordurinhas localizadas que deixa qualquer enlouquecida na hora de vestir o biquíni.






Viagens - O paciente que deseja realizar a plástica de olho em viajar no verão, deve a priori conversar com o cirurgião sobre o meio de transporte que pretende utilizar. “Se for viajar de avião e o trajeto for de poucas horas, ele poderá fazer após três ou quatro dias de operado”, pontua Dr. João Amorim. Diferente das viagens de avião, as de carro só são permitidas passados 15 dias da cirurgia. “Como o automóvel balança mais que o avião, é preciso o paciente se resguardar mais um pouco, porque para se ter uma boa cicatrização, é necessário se cuidar bem dos pontos”, complementa o cirurgião plástico Dr. João Amorim.






Fumantes - Para os pacientes fumantes, a recomendação de Dr. João Amorim é que este tipo de paciente deixe o cigarro trinta dias antes da cirurgia e se possível abandone o cigarro após a mesma. “A associação de cigarro e sol pode ser prejudicial no processo de recuperação do paciente no pós-operatório, pois os riscos são somados”, afirma o cirurgião plástico.







* Abaixo seguem algumas dicas de Dr. João Amorim sobre o pós-operatório de outras cirurgias plásticas e tempo de exposição ao sol.






Blefaroplastia - A exposição direta ao sol deve ser evitada, principalmente enquanto persistirem as manchas roxas, o que poderia tatuar a pele e retardar o desaparecimento das esquimoses.







Plástica da Fronte - A exposição ao sol só pode ser feita após 20 dias, de forma gradativa. O uso do protetor solar é indispensável.









Lifting das sobrancelhas - O paciente só pode se expor ao sol após 20 dias, gradativamente. O uso do protetor solar é indispensável.






Colocação de prótese de mama - A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.






Redução de mamas - A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente.






Plástica dos braços e das coxas - A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.








Ginecomastia - A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente. O protetor solar é indispensável.





Serviço:






Dr. João Amorim.



Clínica Perseu Lemos.




Rua Lins Petit 289



Fone: (081) 3222.2089







**fOTO: meramente ilustrativa**



Nenhum comentário: