segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Livro:"Meu Israel"







A jornalista mineira Sabrina Abreu mostra Israel por diferentes ângulos em seu primeiro livro “Meu Israel”, que será lançado amanhã (17), às 19h, no Espaço Cultural Terraço Leitura.O livro foi publicado pela Editora Leitura. A noite de autógrafos tem entrada franca e é aberta ao público.







Sempre se distanciando dos estereótipos que costumam fazer referência ao país, a jornalista descreve no livro o que existe de melhor nas diferentes cidades israelenses – de Tel Aviv a Jerusalém, de Haifa a Eilat. Sendo assim, “Meu Israel” é um guia de turismo e um relato de viagens feitas com o objetivo de conhecer pessoas e desvendar costumes.







Segundo Sabrina, o “céu e a terra se encontram” no país. A região tem forte ligação com o sagrado, mas, ao mesmo tempo, o país é moderno e as liberdades individuais são asseguradas. Na opinião da jornalista, “’existem muitas formas de viver a vida e de sentir prazer no país. Não só vivendo uma rotina religiosa, mas também de modo bem terreno”.









“Lá, existe lugar para tudo para os momentos religiosos e de devoção e para os prazeres ligados ao sagrado ou farras mundanas. Prova disso é a capital, Jerusalém, considerada santa para as três maiores religiões monoteísta, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, onde é possível usar biquínis mínimos ao lado de mulheres religiosas, muçulmanas, por exemplo, que entram na água usando vestido longo e cobrindo os cabelos”, conta Sabrina.






Em contato com essa cultura, a jornalista encontra espaço para, em meio à modernidade e à tradição particulares da sociedade israelense, visitar templos de diferentes religiões, e entender um pouco desse povo sob a sua própria ótica.No livro, o leitor é convidado a inteirar-se aos diálogos com cidadãos e imigrantes de diferentes etnias, que fazem com que aquela nação seja o que é. Segundo autora, vale descobrir o ponto de vista do adolescente sudanês refugiado em Israel; do árabe muçulmano que vive em Jerusalém Oriente; da primeira mulher a ser ordenada rabina e da octogenária sobrevivente do Holocausto, que saiu da antiga Tchecoslováquia e, hoje, vive bem perto do mar de Tel-Aviv.






O livro conta ainda com mais de 100 fotos das paisagens e pessoas encontradas pelo caminho da jornalista. A mistura de texto, imagem e entrevistas fazem de "Meu Israel” uma obra das mais delicadas, ainda que seja um livro forte, muitas vezes, e engraçado, em tantas outras.








Sobre a autora








Sabrina Abreu é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Imagens Midiáticas pela UFMG. Entre 2007 e 2008 viveu em Israel, de onde colaborou com revistas como Pequenas Empresas Grandes Negócios, Trip, Capricho, entre outras. Hoje, é editora da revista Ragga e do site Mundo Ela.






Serviço:


Lançamento: do livro “Meu Israel”, de Sabrina Abreu




Data: Terça-feira 17 de novembro




Horário: 19h



Local: Espaço Cultural Terraço Leitura


Leitura Pátio Megastore



Av. do Contorno, 6061 - 3º andar





Savassi



Entrada Franca

Nenhum comentário: