quarta-feira, 5 de março de 2008

Confira o que abre e fecha na Data Magna de Pernambuco


Amanhã Pernambuco celebra pela primeira vez a sua data magna. A data foi escolhida em votação popular após aprovação no fim do ano passado do projeto da deputada estadual Terezinha Nunes que pretendia transformar o dia 06 de março em um feriado estadual. A data é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1817. Mas amanhã não será mais um dos muitos feriados que o pernambucano, como bom brasileiro, tanto gosta. O ponto será facultativo. Confira o que abre e fecha.

O comércio do Recife, Camelódramo, mercados e feiras livres estarão abertos, bem como, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Diretoria de Controle Urbano (Dircon). O expediente ainda será normal na Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no ambulatório do Hospital da Restauração, nas escolas da rede municipal do Recife e na UFPE.

Já os órgãos públicos do estado ficarão fechados, a rede pública estadual e os pontos de recarga do Passe Fácil localizados na Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, e no Expresso Cidadão, no bairro do Cordeiro. Nos hospitais Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas e Barão de Lucena apenas as emergências funcionam estarão funcionando e as consultas marcadas para amanhã (06) serão remarcadas.

O ponto será facultativo nos órgãos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife, com exceção dos serviços essenciais.

Revolução Constitucionalista de 1817- Esse movimento foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca, que conquistaram Pernambuco proclamando a República, abolindo alguns impostos e elaborando uma constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa. A atual bandeira de Pernambuco é a mesma que os revoltosos usaram em 1817.

Nenhum comentário: