quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Será Lançado hoje o Recife Sabor e Arte

Chez George apresenta o Escondidinho de Siri do Mestre Dido

O mundo da gastronomia tem encontro marcado hoje na festa de lançamento do Festival Recife Sabor & Arte – Gastronomia & Artesanato, no Arcádia Paço Alfândega. Diferente dos outros anos o evento será aberto ao público que mediante pagamento de R$30,00 (parte da renda será revertida para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer) poderá degustar os pratos de todas as ilhas gastronômicas e conhecer mais do que os 44 restaurantes participantes irão apresentar durante o festival, que será realizado de 29 de agosto a 21 de setembro.



Cada um dos restaurantes que participam do festival – entre eles nomes bem conhecidos como: Chez George, Allure, Kojima, Ponte Nova, Oficina do Sabor, Kojima, Restaurante É, Via Appia e Quina do Futuro - vai comandar uma ilha gastronômica, onde o público vai conhecer pessoalmente os chefs, provar os pratos especiais, além de drinques estilizados e muito artesanato. É que, neste ano, o artesanato pernambucano inspira os pratos criados pelos restaurantes participantes, aproveitando o evento haverá uma exposição que reunirá artistas de ONGs do Recife. O público vai poder conhecer o trabalho de artesãos, que estarão desenvolvendo, ao vivo, algumas de suas peças.


Foi com a perspectiva de que um chef é também um artesão e suas mãos são capazes de transformar um prato em uma verdadeira obra de arte, que a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) propôs o desafio aos seus associados de buscar inspiração em cinco materiais do artesanato para a criação dos pratos. É assim que carne, peixe, massas, aves e frutos do mar fazem referência ao couro, à palha, ao barro, à madeira e às tramas, respectivamente. Para participar do evento, cada restaurante deve desenvolver um prato principal e uma sobremesa, tendo em vista que o doce é também um elemento de destaque na mesa pernambucana.



Durante o evento os clientes ainda concorrerão a prêmios. Durante o Recife Sabor & Arte, quem optar pelo menu do festival recebe um cupom para completar uma frase sobre o artesanato pernambucano e dizer qual o tipo de artesanato que mais representa Pernambuco. O vencedor vai ganhar um fim-de-semana no resort Sumerville, na praia de Porto de Galinhas. A Abrasel-PE estará promovendo ainda mini-cursos nas chamadas arenas itinerantes. A idéia é levar grupos a alguns restaurantes e ensinar determinados pratos. Para os funcionários, serão promovidos workshops sobre serviço de vinhos e segurança alimentar.


Registro-Uma outra atração prevista para o festival é o lançamento do livro que vai reunir as receitas dos e fotos dos pratos elaborados pelos restaurantes participantes. As imagens dos pratos são do fotógrafo Eudes Santana. Neste ano, a publicação vem com novo projeto gráfico e editorial. As imagens do festival ilustrarão também o Aeroporto Internacional dos Guararapes, com uma exposição que será feita entre os dias 1º e 21 de setembro. Além das imagens, a exposição contará com peças do artesanato pernambucano.

Ainda dentro da programação do Recife Sabor & Arte – Gastronomia e Artesanato serão realizados eventos paralelos. Um deles é a Corrida dos Garçons. Neste ano, a corrida chega a sua quarta edição.




SERVIÇO:
Recife Sabor & Arte – Gastronomia e Artesanato.
Lançamento: Hoje (28/08)
Horário: 19h30,
Local: Arcádia Paço Alfândega.
Ingressos: R$ 30.

À venda na sede da Abrasel
Rua Ernesto de Paula Santos, 1368, sala 902
Boa Viagem

NACC
Rua do Futuro, 855,
Aflitos

Nos restaurantes participantes.

Informações:
(81)3465 7570 / 3267 9200.

**Foto:Eudes Santana**