segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A maturidade como aliada


Envelhecer é um processo natural, no entanto, existem alguns fatores que contribuem para acelerar esse processo, fatores como o tabagismo, falta de atividade física, estresse e má alimentação contribuem de forma negativa. A correção desses aspectos depende de um estilo de vida saudável, que ajude o indivíduo a viver com mais saúde e qualidade de vida. Para mostrar como cuidar da pele e do organismo de maneira a desfrutar todas as idades com plenitude, a Dra Shirlei Borelli escreveu Até 120 anos...rejuvenescimento e cosmiatria, lançamento da Editora Senac São Paulo.

Dermatologista e pesquisadora do Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp, a autora tem se dedicado à parcela da população com mais de 60 anos. O título, segundo ela, é um desejo de que todos alcancem Até 120 anos, saudação comumente usada pela cultura judaica para desejar vida longa a um ente querido. “O livro é um desejo de vida longa e bem vivida e também um aprendizado para quem está chegando a uma idade mais avançada”, comenta Shirlei.

Conduzindo a obra em forma de bate-papo, a médica mostra que é importante cuidar da saúde desde cedo, para se chegar à terceira idade mais jovem e disposto. Shirlei usa sua experiência profissional e pessoal para orientar sobre problemas e dilemas da pele em todas as etapas da vida, além de apresentar os métodos disponíveis no mercado para corrigir defeitos e prevenir o envelhecimento.

O livro funciona como um guia e proporciona ao leitor o entendimento dos vários mecanismos fisiológicos do corpo humano, as diferentes substâncias que podem beneficiar ou prejudicar o organismo. “A passagem dos anos, no aspecto psicológico, muitas vezes não acompanha a senescência fisiológica, havendo então uma necessidade de querer ter uma aparência mais jovem e vital”, diz o cirurgião Ivo Pitanguy, que assina a orelha do título.

Em dez capítulos, a médica mostra como é o processo de envelhecimento passo a passo e como é possível cuidar da saúde de maneira integral, além de indicar quais as vitaminas necessárias para prevenir a ação do tempo. Na primeira parte, afirma, por exemplo, que essa ação tem início entre 25 e 30 anos e que a partir dos 35 começam a surgir diferentes tipos de mudanças na pele, principalmente no rosto. Explica ainda que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco (interno) e o extrínseco (externo). O primeiro é natural e o segundo é provocado por maus hábitos, como a exposição prolongada ao sol.

Na segunda parte a médica fala sobre as mudanças hormonais do organismo e como elas influenciam o aspecto da pele, além de apresentar quais são as substâncias restauradoras e como tratar também das transformações psicológicas. Há ainda textos de importantes médicos brasileiros sobre hormônios, menopausa, andropausa ou radicais livres. A obra conta com o apoio cultural de O Boticário.
Serviço
Até 120... Rejuvenescimento e Cosmiatria
Editora: Senac São Paulo
Autora: Shirley Borelli
Preço: R$ 50
Número de Páginas: 224