quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cine Chinelo NoPE chega à 7ª edição



Desglamourizar para democratizar. Essa é a principal proposta do Cine Chinelo NoPE, que chega à sua sétima edição que começa hoje (27) , na Rua da Moeda, Bairro do Recife. A novidade da próxima mostra é que serão dois dias de realização. "Desde a primeira edição, há três anos e meio, percebemos a necessidade de mais tempo de sessão, porque recebíamos mais filmes do que tempo de programação", afirma o produtor da mostra, GÊ Carvalho.

Curiosos, cinéfilos, agitadores e realizadores estão convidados a participar do Cine Chinelo NoPE, que abre espaço para quem quiser levar seus filmes em DVD, de até 20 minutos, entre 18h e 20h, ou até fechar os 150 minutos de exibição. Enquanto os vídeos são entregues rola a "sessão" de PC DJ - um computador que escolhe musicas. Os curtas farão parte da Sessão Caldo-de-Cana - ao estilo 'é na rua, sai na hora e dá para todo mundo' - onde os realizadores podem incluir seus trabalhos na programação. A partir das 23h terão apresentações das bandas Chambaril (27) e Treminhão (28). E, enquanto as bandas tocam, rolam projeções de VJ´s convidados, e daqueles que quiserem levar suas imagens, de até 20 minutos.

O festival conta com a participação do público em todos os momentos da mostra. Durante toda a programação do Cine Chinelo, uma câmera vai estar disponível para que o público tenha minutos de imagem a serem captados pelas pessoas, chamado Livre Registro. "É um produto desenvolvido pelo Cine Chinelo e construído coletivamente, que 'fala' em imagens, a visão da mostra sob suas próprias óticas. É a construção democrática de um documento audiovisual". O material coletado será disponibilizado na internet e exibido na próxima edição do Cine Chinelo.

Durante o evento, o público também é estimulado à reflexão sobre a natureza experimental e revolucionária no conteúdo das obras, através da Bula Cinematográfica. "É uma forma de incitar a característica filosófica dentro do audiovisual. O Cine Chinelo tem esse elemento cineclubista. Não é discussão sobre filmes, mas sobre cinema. Em seu abanhado, a Bula Cinematográfica tem a pretensão de provocar os realizadores no que compete ao conteúdo de suas obras". Os presentes receberão informativos com uma mistura de fragmentos do livro A Imagem-Tempo, de Gilles Deleuze (Editora Brasiliense, coleção Cinema II), com textos de Gê Carvalho. "Todo esse estímulo do desenvolvimento do pensamento, contribui para a discussão e formação, sobre a definição da identidade do cinema brasileiro, que há anos tentam enquadrar, mas não se consegue. Simplesmente, porque a identidade do cinema brasileiro é a diversidade", opina o produtor.

Ao que interessa, a programação dos filmes não existe. "O formato do Cine Chinelo tem essa proposta de resgatar a antiga postura do público em relação ao cinema. Todos iam às sessões para, só na hora, ver o que iria passar. Isso inclui coisas boas e ruins, como acontece, o que também faz parte da democracia. Esse é o espírito de quem vai ao Cine Chinelo, chegar lá para ver qual é". Quem comparecer, verá. Em comemoração à edição do Cine Chinelo com dois dias, o universo, com todo o seu charme, vai disponibilizar, praticamente, duas luas aos presentes na Rua da Moeda no dia 27. Marte vai estar mais próximo da Terra (34,65 milhões de milhas de distância), com isso, ficará mais brilhante e bem maior do que o normal, no mesmo dia em que teremos lua cheia. O fenômeno, que está sendo chamado de Duas Luas, pode ser visto às 00h30. Aos que não forem, esperem para ver o acontecimento em outra edição do Cine Chinelo, no ano de 2287.

O Cine Chinelo tem o apoio de João, o proprietário do Bar do Manuel (localizado na Rua da Moeda, que disponibiliza as mesas e cadeiras da sala a céu aberto. A mostra conta ainda, com o patrocinado da Fundarpe, através do 1º Edital de Fomento ao Audiovisual de Pernambuco e, mais um apoio na divulgação virtual através do blog SomBarato - www.sombarato.blogspot.com

CINE CHINELO - Desde que foi criado, em 2005, o Cine Chinelo já exibiu produções nacionais e pernambucanas, filmes premiados em Festivais de selo internacional. O objetivo principal da mostra é dar visibilidade a quem faz e oportunizar os consumidores ávidos por cinema, que ainda dispõem de poucos espaços para exibição, tornando difícil o acesso do público às produções de audiovisual independentes. A mostra tem conquistado um espaço importante para canalizar as produções para o público, o que motiva novos realizadores, consequentemente, movimenta o cinema do Estado, dando visibilidade ao circuito não-comercial. O Cine Chinelo é um dos maiores espaços democráticos de divulgação de produções audiovisuais de realizadores consagrados, aventureiros e aspirantes a cineasta.




SERVIÇO:

VII Cine Chinelo no PE

Data: 27 e 28 de agosto

Local: Rua da Moeda

Bairro do Recife

Horário: a partir das 18h