quinta-feira, 14 de agosto de 2008

COLORADO LANÇA CERVEJA ESCURA



Cerveja com adição de café e homenagem a Santos Dumont

Café na fórmula da cerveja será que essa mistura combina? Bem só experimentando para saber, porém a novidades promete agradar o paladar dos cervejeiros de plantão. A Cervejaria Colorado apresentou ao mercado seu mais novo lançamento: a Demoiselle, uma cerveja escura que leva café em sua formulação. Essa cerveja do estilo Porter, a primeira escura no portifolio de rótulos da cervejaria de Ribeirão Preto, é feita com maltes importados da mais alta qualidade e café selecionado da região da Alta Mogiana.


Um criterioso processo foi adotado para que a cervejaria pudesse adicionar o grão à formulação da nova cerveja, seguindo um verdadeiro ritual no processo de fabricação, onde o café é comprado direto do produtor, moído, torrado dentro da própria cervejaria e macerado em água fria, para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro.

Foram oito meses de aprimoramento para chegar onde está hoje, envasada, com 6% de teor alcoólico. A produção teve início em pequena escala para permitir os ajustes com ingredientes. Depois disso, foram necessárias três produções industriais inteiras, para adequar o amargor, o álcool, o aroma e o corpo desejado. Todos esses cuidados podem ser melhor compreendidos se entendermos as características de uma cerveja Porter, um estilo londrino da família Ale que teve sua primeira fabricação em 1730, por Ralph Harwood, e seu nome relacionado ao fato de ter sido durante longo período a preferida entre marinheiros e estivadores dos portos ingleses. De natureza encorpada, pelo uso de maltes escuros tostados e adição de café, apresenta teor alcoólico alto, variando entre 5% e 7,5%.

O que há de diferente entre a Demoiselle e as outras Porters do mercado é que a substituição do processo habitual de brassagem pela maceração com água fria dos grãos de café, preservando, desta forma, toda a complexidade do sabor e também do aroma do café no produto final. A receita desta Porter foi desenvolvida com a colaboração do premiadíssimo cervejeiro caseiro Ricardo Rosa, que seguiu insights do historiador cervejeiro americano Randy Mosher, sobre o uso do café na fabricação de cerveja. A idéia veio de encontro ao estilo da cervejaria, conhecida nacionalmente por produzir rótulos de qualidade com certos toques de brasilidade, assim como fez com sua Appia Colorado, que mistura Trigo com Mel, a Cauim Colorado, uma Pilsen com Mandioca e a Indica Colorado, uma Indian Pale Ale com Rapadura.

Homenagem - O nome Demoiselle é uma singela homenagem da Colorado Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade. "A Demoiselle é da mesma forma uma cerveja elegante e simples, para ser degustada com pratos defumados ou mesmo uma sobremesa de chocolate", comenta Marcelo Carneiro da Rocha, presidente da Cervejaria Colorado.

**Foto:divulgação**

Serviço:

www.cervejariacolorado.com.br