terça-feira, 19 de agosto de 2008

Revista Engenho comemora quatro anos de deliciosas matérias


Leitura com Degustação
A Revista Engenho Gastronomia comemora quatro anos de mercado e para celebrar a data nada melhor que uma festa regada a boa comida e música de primeira qualidade. O evento acontece próximo dia 20, às 19h30, na Cachaçaria Carvalheira. Com o tema 'Música Para Degustar' saindo do forno, a Engenho promete uma edição saborosa, e a festa de seu lançamento não será menos apetitosa.


Além da degustação, o público (são esperado no mínimo 600 convidados!) irá recebe a edição de aniversário da Revista Engenho e um CD com a seleção de músicas citada na edição comemorativa, na qual vários chefs foram convidados para transformar canções em pratos.
A parte musical terá como atração as bandas Madeira Delay e Ray Bans. A última conta com os vocais de Nicolau Sultanum, sócio-proprietário do restaurante Mingus, que tem ainda uma boa experiência no circuito musical da cidade, tendo feito parte de bandas como Jack e Cânon Blues. No repertório, Nicolau promete vários clássicos do blues e do jazz. Provando que música e culinária tem muito em comum, o restaurante Mingus tem no nome uma homenagem ao contrabaixista de jazz Charles Mingus.
A Revista Engenho vem se consolidando como uma das publicações gastronômicas mais importantes do País, contribuindo para redescobrir a autenticidade na culinária nacional e regional. Sempre temática, a publicação é pautada também por um aprofundamento histórico raro. Edições como a estréia falando da origem da gastronomia brasileira ('A Mesa Nacional - Como o Brasil Inventou Sua Cozinha', Edição 1), a da influência lusitana nos pratos da culinária nordestina ('A Cozinha Que Cruzou o Atlântico', Edição 13), a especial sobre os sabores da França ('Voilá', Edição 19) e a do dossiê sobre a cultura nordestina do açúcar ('Açúcar', Edição 7), estão entre os melhores trabalhos da revista.
De acordo com o diretor-executivo Leonardo Barbosa, a Engenho de Gastronomia retrata a evolução de Pernambuco como um dos principais pólos gastronômicos do País. 'Somando-se a isso, temos a abertura na cidade de novos restaurantes de alta gastronomia com fortes referências regionais. E mais, o forte investimento no turismo gastronômico reforça o interesse em se fazer uma publicação direcionada a gastronomia no Nordeste.'Com tiragem de 18 mil exemplares, a revista bimestral circula em sete capitais do Nordeste (Recife, Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió e Aracaju), na grande São Paulo e em cinco cidades de Portugal (Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Faro). O público-alvo hoje é extenso, vai da dona de casa que procura as receitas publicadas na revista, até os mais renomados chefs e gourmets do Estado. Todos interessados na história da alimentação e na dimensão cultural da gastronomia.