segunda-feira, 12 de maio de 2008

Semana para Discutir a Enfermagem



A Escola Técnica Academia de Profissões promoverá uma série de atividades para dar ênfase a Semana de Enfermagem, comemorada entre 12 e 16 de maio. A partir do tema "Técnicos de Enfermagem, profissionais qualificados a serviço da saúde no Brasil", o diretor da Academia de Profissões, Adriel Lima, pretende discutir o papel da Enfermagem no atual contexto da saúde. "Nosso principal objetivo é divulgar a profissão de enfermeiro e técnico de enfermagem e seus campos de atuação, já que, a assistência desses profissionais é cada vez mais essencial em clínicas médicas e hospitais", reforça Adriel Lima.

A programação da Semana de Enfermagem da Escola Técnica Academia de Profissões conta com cinco palestras e três oficinas que ocorrerão ao longo de toda a semana. A primeira palestra acontece no dia 12, às 17:00 horas e às 19:30 horas, e abordará o tema "O Técnico de enfermagem e a saúde pública". No primeiro horário o tema será discutido por Keila Costa, especialista em saúde pública. Já no segundo horário quem ministra a palestra é Luciana Andrade, especialista em saúde coletiva.

O ciclo de palestras continua no dia 13, às 15:00 horas, com o tema "Perfil do Profissional Técnico em enfermagem frente aos novos desafios do mercado de trabalho", ministrado pelas representantes da Cooperativa Unisaúde, a médica pediatra, Josinete Maciel e a enfermeira Adriana Lins, especialista em auditoria hospitalar. Às 19:30 horas, a doutora Clélia Pinheiro, especialista em saúde pública abordará o tema "O Técnico de enfermagem e a Ética Profissional".

No dia 14, foram preparadas três oficinas de saúde que serão coordenadas pelos professores da Escola Técnica Academia de Profissões. As oficinas de Pressão Arterial (14:00 horas), Glicemia (15:30 horas) e Tipagem Sanguínea (16:30 horas) abordarão a maneira como devem ser feitos esses exames e a manipulação correta dos equipamentos necessários para a realização de cada exame.

As palestras continuam na quinta-feira, 15. A "Atuação do Técnico de Enfermagem no SAMU", será debatida às 16:00 horas por Cibelly Lins, enfermeira do SAMU. Às 19:30 horas, o tema abordado será "O Técnico de Enfermagem Especialista", ministrado por Zilma Ribeiro, especialista em administração hospitalar.

COMUNIDADE - A Semana de Enfermagem será encerrada no dia 16 com uma série de atividades. A partir das 8:00 horas, os alunos do curso Técnico em Enfermagem, estarão realizando uma ação de saúde na praça do terminal de ônibus do Engenho do Meio, com exames de pressão arterial, obesidade, glicemia e tipo sanguíneo. Todos os exames serão gratuitos, exceto o de glicemia para o qual será cobrada uma taxa de R$ 3,00 para custear o material utilizado no exame.

Pela primeira vez haverá uma gincana da saúde, sorteio de brindes e feira de saúde com exposição dos resultados de pesquisas realizadas pelos alunos do curso de Técnico em Enfermagem, no bairro do Engenho do Meio, entre os temas estão Doenças relacionadas ao manejo do lixo, Herpes Labial em adolescentes, Tétano Acidental em profissionais da área de estética e Política de prevenção e tratamento da Hanseníase.

Às 16 horas haverá uma Mobilização pela Paz onde os participantes do evento abraçarão a praça do terminal do Engenho do Meio como pedido de PAZ, em seguida, será assinado um abaixo-assinado que será entregue ao governador Eduardo Campos com o objetivo de sensibilizar as autoridades para solucionar os assaltos e seqüestros que vêm ocorrendo no bairro.

A palestras e oficinas acontecerão nas instalações da Escola Técnica Academia de Profissões e serão abertas a alunos, profissionais da área de enfermagem e a população em geral. As inscrições para as palestras e oficinas devem ser feitas até um dia antes da realização da palestra ou oficina escolhida. "As inscrições são gratuitas, exceto, para as oficinas de glicemia e tipagem sanguíneA onde iremos cobrar uma taxa de R$ 5,00 por aluno para cobrir despesas com equipamentos necessários para a realização dos exames", explica o diretor da Escola Técnica Academia de Profissões.

Serviço:

Semana de Enfermagem

Período: 12 a 16 de maio

Academia das Profissões

Rua Barcelos, nº 37

Engenho do Meio,

Recife-PE

Inscrições e Informações: (81) 3453-1775

e-mail: academiadeprofissoes@hotmail.com

Nenhum comentário: