sexta-feira, 9 de maio de 2008

100 anos de imigração japonesa no Brasil


Para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil o projeto Estação Pátio Savassi promove uma apresentação de caratê. O evento acontece no dia 10 maio, às 15 horas, sob a coordenação do carateca mineiro Nelson Sardenberg, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999) e Santo Domingo (2003) e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007), além de 17 vezes campeão brasileiro. Na ocasião o atleta explicará a arte do caratê como expressão da cultura japonesa e fará apresentação de algumas técnicas dessa arte marcial milenar.

O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés, socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Nelson utiliza o estilo mais tradicional do caratê, o shotokan, que caracteriza-se por bases fortes e pela predominância de movimentos de mão e chutes no máximo até o peito. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa.

No caratê shotokan são levados a sério fatos como a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espírito leve mas determinado a técnica de pouco serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a prática e a determinação.

Criado através da parceria cultural entre a Estação do Saber e o Pátio Savassi, o projeto “Estação Pátio Savassi” tem a proposta de levar professores, escritores e profissionais renomados para palestras gratuitas e bate-papos com o público.

Serviço:

Apresentação de Caratê
Data: 10 de maio de 2008
Horário: 15 hrs
Local: Pátio Savassi (Piso L3)
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte, MG
Entrada Franca
Fone: (31) 3263-8500

Nenhum comentário: