quinta-feira, 29 de maio de 2008

Grupo Rabecado antecipa o período no IRB

Grupo Rabecado comanda o domingo no IRB

O som rústico e ao mesmo tempo sofisticado do grupo Rabecado vai invadir, neste domingo (01/06), às 15h, os jardins do Instituto Ricardo Brennand. É que neste dia, acontece a 3ª edição do projeto Acordes para o Museu, que presenteia o público com apresentação musical de grupos pernambucanos. A iniciativa, que visa fomentar a produção musical local e trazer para um único espaço música e arte acontece, mensalmente, no primeiro domingo de cada mês, no complexo cultural, na Várzea.

Com 8 anos de estrada, o grupo Rabecado "bebeu" de várias fontes e vertentes musicais para produzir um som regional e repaginado. Sem medo de ousar os meninos do grupo usam a rabeca, bandolim, zabumba, triângulo, mineiro(semelhante ao ganzá) e o pífano e baixo, substituindo a sanfona, para fazer o seu som. A inspiração vem de mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Pinduca entre outros mas o grupo faz questão de reinventar e dá a sua marca ao trabalho que conta com muitas músicas autorais.

O Rabecado toca o forró urbano procurando conservar o tradicional e sua sonoridade se assemelha ao trabalho produzido por outro grupo da terra, o talentoso e já extinto Mestre Ambrósio. De acordo com Publius, integrante do grupo baião, carimbó,marchinhas juninas tradicionais e músicas autorais, com um toque regional dançante, integram o repertório do grupo.Com um disco na praça, a turma é formada po Publius que toca bandolim e canta, Carlos Amarelo e Bruno Venezof (percussão), Juliano Holanda (Baixo e voz) e Gustavo Azevedo ( rabeca, pífano e voz).

As composições que integram este trabalho são próprias e em ritmos como o baião, marchinhas e carimbó. O Cd do Rabecado vem com 10 faixas autorais inéditas, com exceção de Dois Unidos, já gravada anteriormente, e que possui até clip, amplamente divulgado na mídia local e internet. Outras músicas já caíram no gosto popular como "Viuvinha", "Se Foi" e "Forro de Gesso", mas no show, os talentosos integrantes reverenciam os grandes mestres, sem deixar, é claro, de inserir o toque rabecado de fazer música.

SERVIÇO:

Projeto Acordes para o Museu

Quando: Domingo (01/06) às 15h

Onde: Instituto Ricardo Brennand – Engenho São João, S/N, na Várzea.
Alameda Antônio Brennand- - Continuação da Rua Professor Luiz Freire, próximo ao CEFET

Domingo, das 13h às 17h.

Entrada: R$ 4,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia).

Nenhum comentário: