terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Vida com Saúde


O chá verde é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e não é por acaso. Entre outras características, ele possui ação protetora do coração, prevenção de câncer, emagrecedor e rejuvenescedor. A planta que fornece as folhas para o chá, é a Camellia Sinensis, que devido às condições climáticas tem como seus melhores produtores China, Japão, Índia e Sri Lanka. Por isso no Oriente existe a cultura do chá, que envolve uma cerimônia própria e ainda um rígido controle de qualidade.

Já no Brasil a cultura do chá é pouco disseminada, talvez pela confusão que os brasileiros fazem ao associar os chás de ervas como a camomila e a erva-doce com o chá verde. Há sete variedades de chá verde: Sencha, Banchá, Genmaicha, Hojicha, Gyokuro, Kikicha e Matcha.

O chá verde é rico em vitamina K e possui aproximadamente a metade da quantidade de cafeína encontrada no café, sendo contra-indicado para quem tme gastrite e colite. Mas segundo especialistas a planta pode ser usada como antioxidante, auxiliar em tratamentos de emagrecimento e revigorante.

Abaixo a forma de preparo e consumo do chá verde:

*Aqueça a água a 90º C (temperatura ideal entre 60 e 90ºC);
*Coloque um pouco da erva numa xícara e despeje a água quente;
*Tampe a xícara por 2 minutos.

Nenhum comentário: