quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Alongamento terapêutico garante bem-estar e consciência corporal

Sentir-se bem está muito além de ter saúde. A pessoa com consciência do próprio corpo e respiração é capaz de explorar todas as possibilidades corporais consigo mesmo e com o ambiente, se percebendo intenso e vivo se relaciona melhor com o meio em que vive.

A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, após anos de experiência clínica e hospitalar, agrupou várias técnicas, estudos e recursos para criar o Alongamento Terapêutico, onde há uma busca da relação equilibrada e global do paciente com seu corpo e sua mente. O trabalho é realizado através da reeducação postural, autoconhecimento corporal, alongamentos, relaxamento e bem-estar.

As técnicas e recursos passam principalmente pela dinâmica da respiração e como ela influencia o cotidiano, e como a disposição e a energia que sentimos podem ser ampliadas integrando respiração e movimento (alongamento e auto-conhecimento corporal). “Ao integrar o homem à sua condição de ser responsável pelo seu equilíbrio corporal, respiratório e energético, reforçamos seu importante papel de gerador e fiscalizador da qualidade do ar que respira e dos ambientes em que ele se encontra” afirma Tatiana.

O Alongamento Terapêutico, oferecido no Espaço Equilíbrio, tem como objetivo o desenvolvimento da consciência corporal, o alívio e distribuição das tensões, a reeducação da postura, do gesto e do movimento e o desbloqueio da respiração. Combina diferentes métodos e técnicas corporais que vão do alongamento, reeducação postural, Eutonia, técnicas para conscientizar, melhorar e desbloquear a respiração.

A Eutonia, é um método que tem como objetivo principal fazer com que a pessoas tomem consciência do corpo para aprender a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo as necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis.

“Ter uma respiração eficiente garante uma saúde maravilhosa e esses exercícios que trabalham força e alongamento, beneficiam a respiração e a postura”, destaca Tatiana. Todos os movimentos que podemos fazer como andar, correr, empurrar, nadar, dançar, gesticular, mudar de posição dormindo, ou seja, qualquer movimento precisa de respiração, força e atenção.

Respirar corretamente é o primeiro passo para ter uma vida muito saudável. “Ao oxigenarmos nosso corpo com constância e de maneira eficaz, todo nosso sistema sanguíneo, por exemplo, se reforma e os movimentos ocorrem mais tranqüilos, delicados e com maior eficiência. Até mesmo os movimentos automáticos que fazemos ao andar, isso sempre é um ganho em nossa tão procurada qualidade de vida” completa a fisioterapeuta.

Sobre a fisioterapeuta
Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta com pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimentos que incluem: Drenagem Linfática Manual, Reabilitação Vascular e Vascular Periférica, Pré e Pós-operatório (geral e plástica), Reabilitação na ATM, Alongamento Terapêutico (técnicas de solo), Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Geriátrica e Fisioterapia Respiratória e Dermato-Funcional.
Serviço:
Espaço Equilíbrio
Endereço: Rua Tomáz Gonzaga, 802, sala 1106 - Lourdes
Informações: (31) 3275-1230

Nenhum comentário: