segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

IRB de portas abertas para turistas


Cultura e Lazer num só espaço


O Instituto Ricardo Brennand presenteia os turistas e amantes da arte neste mês de dezembro, com novidades. O complexo cultural, na Várzea, vai permanecer aberto, nas duas últimas semanas do mês, tradicionalmente reservadas ao recesso das festas de final de ano e a manutenção das peças de seu valioso acervo. O IRB estará fechado apenas nas segundas-feiras (24 e 31) e nos dias de Natal (25) e Ano Novo(01).


Na Pinacoteca, os visitantes poderão conferir novas obras como um relógio em porcelana de Dsèrvref (Paris) e uma tapeçaria que retrata uma Batalha Romana. A mostra Frans Post e o Brasil Holandês , recém-chegada de uma temporada de dois meses de sucesso na Galeria de Arte do Sesi, no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, é outro atrativo do espaço. O conjunto de 17 telas do pintor holandês, confere ao empresário Ricardo Brennand, o título de maior colecionador particular de obras do pintor.


Numa sala anexa a esta exposição se encontra exposta uma valiosa produção artística de pintores viajantes que chegaram ao Brasil após a abertura dos portos em 1808 e alguns artistas da tradição da Academia Imperial, desde o neoclassismo até o impressionismo. Cerca de duzentas obras, entre óleos, gravuras e desenhos, que retratam as paisagens do Recife, Olinda, Rio de Janeiro, Porto de Santos e Salvador, no século XIX e início do século XX, integram esta mostra.


Vinte quatro artistas entre eles o alemão Luiz Adam Cornell Krauss, o artista Luiz Schlappriz, Johann Moritz Rugendas,o pintor e desenhista italiano, Nicolau Antonio Facchinetti, o pernambucano, Jerônimo Telles Júnior, entre outros, compõem esta exposição que é uma verdadeira viagem no tempo.


O julgamento do superintendente de Finanças do reinado do Rei Sol Luís XIV, Nicolau Fouquet, é retratado por 48 esculturas em cera na carnação e corpo em fibra de vidro. Os personagens de cera em tamanho natural, adquiridos pelo colecionador Ricardo Brennand, num leilão em Paris, são compostos por 41 esculturas masculinas e sete femininas em tamanho real e vestes condizentes com a época (1661). É como se a arrumação da sala e a disposição dos personagens reproduzissem uma fotografia do momento em que ocorreu o julgamento.


Outra edificação que integra o complexo cultural é o Museu Castelo São João. A construção em estilo Tudor, guarda a valiosa coleção de armas brancas adquiridas ao longo de 50 anos pelo empresário e fundador do IRB, Ricardo Brennand. São mais de três mil peças, de diversas procedências, que representam históricos testemunhais das artes da guerra e caça, em seis séculos.


A coleção abrange facas, espadas, miniaturas de armaduras e nada menos que 42 armaduras medievais completas, com destaque para um raríssimo conjunto cavalo-cavaleiro-com-armadura em estilo Maximiliano, do século XV, além de espadas-pistola e facas-pistola (lâminas com armas de fogo acopladas). Os conjuntos de combate completos incluem escudos, machados, clavas, lanças e as mortíferas morningstars, as esferas com pontas.
Além das armas, o Museu Castelo ainda acolhe uma coleção valiosa de telas assinadas por nomes como Eliseu Visconti, Antonio Facchinetti, Carlos Julião, Jean Baptista Debret, Conde de Clarac, Emil Bauch, Eugène Lassaily, entre outros. O IRB é integrado pelo Museu Castelo, Pinacoteca e uma Biblioteca, que se encontra em fase de catalogação do acervo, que já inclui 46 mil títulos. Os jardins do IRB acolhem ainda, uma infinidade de obras de artes.



SERVIÇO:
Instituto Ricardo Brennand
Engenho São João, s/n, na Várzea (Alameda Antônio Brennand - continuação da Rua Professor Luiz Freire, próximo ao Cefet).
Aberto de Terça a Domingo, das 13h ÀS 17h.
Entrada: R$ 4,00 (Inteira), R$ 2,00 (Meia). Às terças-feiras a entrada é gratuita.
Informações: (81) 2121-0352
http://www.institutoricardobrennand.org.br/

Nenhum comentário: