segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Exercícios abdominais mal executados comprometem a estruturas da coluna vertebral

O verão está aí e cada vez mais as pessoas se dedicam aos exercícios físicos para manter a forma. Muitas procuram academias, personal trainers ou malham por conta própria. Seja qual for a opção, é fundamental o cuidado com a execução dos exercícios, para que a busca por um verão de sucesso não se transforme em problemas de saúde. Entre os exercícios que exigem cuidados estão os abdominais, que são movimentos sistematizados e repetitivos que estimulam o abdômen, aumentam seu tônus e seu tamanho e diminuem a gordura corporal nesta região do organismo pela elevação do metabolismo.

De acordo com o professor Daniel Vernizi Elias, da academia Cia Athletica Curitiba, as principais preocupações do praticante durante a execução do abdominal devem ser a postura e a respiração. “Quando mal executados, estes exercícios podem gerar desconforto e dores no tronco (lombar e cervical), causando, a longo prazo, desgaste das estruturas da coluna vertebral, possibilitando a ocorrência de patologias ortopédicas”, explica ele.

Outro fator preocupante é o fato de existirem mitos a respeito dos exercícios abdominais. “Talvez um dos maiores deles seja a necessidade da execução diária. Na verdade, o músculo abdominal é um músculo como outro qualquer: quando submetido a um programa de exercícios, necessita de um tempo para assimilar o estimulo dado, recuperar-se e desenvolver-se a fim de melhorar as condições de trabalho. O estímulo diário retarda a recuperação e o desenvolvimento das estruturas musculares. Portanto, o abdominal não deve ser praticado todos os dias e sim dentro de um período que varia de 48h a 72h”, aponta Daniel.

Por conta deste e de outros mitos, o ideal é que pessoas inexperientes não façam exercícios abdominais sem acompanhamento de um profissional, pois a estruturação dos exercícios depende de inúmeros fatores relacionados a cada praticante. Além disso, o bem estar pode estar fortemente relacionado a uma musculatura abdominal forte, trabalhada e saudável, e o acompanhamento profissional ajuda a evitar problemas e garantir a integridade estrutural.

Daniel explica ainda que a quantidade de exercício abdominais diferentes é infinita, pois é possível se criar movimentos que irão trabalhar a musculatura de acordo com o perfil dos praticantes e dos equipamentos disponíveis.

Nenhum comentário: