segunda-feira, 24 de maio de 2010

Utopia é tema do Sarau Plural de maio

A oitava edição do Sarau Plural une música, teatro e poesia para discutir os reflexos do pensamento utópico na realidade individual e coletiva dos brasileiros, além de prestar uma homenagem crítica ao tempo em que os jovens lutavam por uma sociedade mais justa e fraterna. O convidado especial deste mês é o jornalista Marcelo Mário de Melo, que promete esquentar a noite com abordagens polêmicas, como a indagação: a utopia é inimiga mortal do conhecimento? Com o tema “Caminhando e cantando: no tempo da utopia”, o encontro acontece amanhã (25), a partir das 19h, na Arte Plural Galeria. A entrada é franca.


Entres os textos que serão apresentados por Marcelo Melo, fragmentos da peça teatral “Solar da Utopia”. De autoria do próprio jornalista, a peça apresenta a história da Vovó Utopina, que oferece aos seus “netos” a possibilidade de ver o mundo como “um sonho em cor de rosa” através das “utopílulas”. O escritor também declamará alguns dos seus “Poemas Antiburocráticos (Burocras)”, produzidos durante a Ditadura Militar. “Trata-se de uma crítica ao burocratismo, compreendido sob dois aspectos: a apreensão da realidade sob o filtro das quatro paredes dos pequenos círculos e a intervenção a partir das formas e das normas ossificadas”, explica.


Durante o encontro, o Marcelo Melo estará acompanhado pelo jornalista Homero Fonseca, pelo músico Flávio Brayner e pelo ator Sérgio Gusmão. Na trilha sonora da noite, canções de Chico Buarque, João Bosco, Geraldo Vandré, Aldir Blanc e Zé Kéti, artistas que fizeram da música um poderoso instrumento de oposição ao regime militar no Brasil.


CONVIDADO - Jornalista e escritor, Marcelo Mário de Melo nasceu em Caruaru, mas veio para o Recife ainda aos nove anos de idade. Durante a Ditadura Militar, atuou na clandestinidade, teve a prisão preventiva decretada em 1970 e foi preso político em Pernambuco durante oito anos. Esquerdista convicto, filiou-se ao PT em 1980, desfiliou-se em 1990 e reintegrou-se ao partido quatro anos depois. Entre as obras já publicadas estão “Os Quatro Pés da Mesa Posta” (poesia) e “Manifesto Masculinista” (humor). Atualmente, é assessor de comunicação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

 
SERVIÇO:


Sarau Plural


Tema: “Caminhando e cantando: no tempo da utopia”


Com Marcelo Melo, Homero Fonseca, Flávio Brayner e Sérgio Gusmão


Quando: Terça-feira (25) 

Horário: 19h


Onde: Na Arte Plural Galeria,

Rua da Moeda, 140

Bairro do Recife


Aberto ao público


Informações: (81) 3424.4431

Nenhum comentário: