quinta-feira, 20 de maio de 2010

Baggio Coffees: mercado de cafés especiais é promissor




O paladar do brasileiro mudou. Poucos ainda se contentam com o velho pingado em copos de plástico. Com o aumento e a melhor distribuição de renda no país, apreciar um bom espresso deixou de ser um luxo para poucos.

Quem vem acompanhando este processo bem de perto é a Baggio Coffees, empresa que há três anos está focada na torrefação de grãos especiais. Com uma experiência de quase 130 anos no cultivo de café, Liana Baggio Ometto, já na quarta geração da família, iniciou a torrefação dos melhores grãos das fazendas Baggio.

Atualmente a família produz cerca de 22 mil sacas de café por ano em 600 hectares localizados nas regiões da Alta Mogiana e sul de Minas. Destes, cerca de 500 são de grãos arábica e Bourbon amarelo. “A produção de grãos nobres ainda é pequena em nossas propriedades, mas vem aumentando ano a ano devido à crescente procura do mercado”, afirma Liana.

O otimismo está galgado em números. Uma pesquisa feita em janeiro pela Abic mostra que o consumo de café aumentou 6,6% em sete anos no Brasil. O ato de tomar café fora de casa tem contribuído significativamente para este feito. Em sete anos este comportamento cresceu 170%. O estudo mostra também que o conhecimento da população sobe cafés gourmet ainda é baixo, mas que o brasileiro já consegue distinguir um bom café.


Para acompanhar essa forte demanda, a Baggio Coffees possui um portfólio com três linhas de produtos: Baggio Bourbon, Baggio Gourmet e Baggio Aromas.



Baggio Bourbon: Produzido com grãos de origem única 100% coffea arábica da variedade Bourbon Amarelo do sul de Minas Gerais, o Baggio Bourbon é um produto extremamente nobre. A bebida é do tipo mole com característica naturalmente adocicada.

Baggio Gourmet: Este é um café produzido com grãos 100% coffea arábica, selecionados e que passam por um rigoroso processo de classificação. O Baggio Gourmet é resultado de blends de grãos da Alta Mogiana e sul de Minas Gerais.


A inovação é, sem dúvida, um requisito essencial para aumentar o consumo da bebida. “Acreditamos que o Brasil e o mundo ainda oferecem grandes oportunidades para o mercado de cafés especiais. Basta a indústria estar antenada para levar ao consumidor uma bebida com características realmente excepcionais”, acredita Liana.





Baggio Aromas: Buscando diferenciação no mercado de cafés especiais, a Baggio Coffees destaca-se pela produção de cafés aromatizados. A empresa utiliza os mesmos grãos gourmet para adicionar aromas naturais ou artificiais. Os produtos estão disponíveis em cinco versões: Chocolate com Menta, Caramelo, Amaretto, Limão e Açaí.

Nenhum comentário: