segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fernando de Noronha: beleza e exuberância mês a mês sob as lentes de Renato Filho





Criar uma união mística e inquietante entre a figura feminina e as belas paisagens da ilha de Fernando de Noronha. É com essa proposta que Renato Filho apresenta a edição 2010/2011 da sua obra autoral, realizando sua primeira versão temática em planos abertos e no formato horizontal.

"(...) Paisagens oníricas, praias inesquecíveis e vistas de tirar o fôlego de qualquer mortal. Heroínas chiques, guerreiras românticas, personagens lendários, seres híbridos como mulheres-peixes, árvores, pássaros, Oxossi e Iemanjá. Referências históricas e imaginarias povoam as doze ricas imagens que reforçam o talento de Renato Filho em aglutinar pessoas em torno do seu mais redondo e poético calendário (...)", parágrafo do texto de apresentação da peça gráfica, escrito pelo estilista pernambucano Eduardo Ferreira, que produziu o figurino do calendário 2010/2011 do renomado expert das lentes e que, traduz, em poucas palavras, toda a concepção e significado deste primoroso projeto.


Renato Filho explica melhor o conceito da sua nona obra, cujo processo foi desenvolvido em oito dias, com estudos anteriores do fotógrafo para escolha de locações e ajustes de detalhes. "Não queria fazer as fotos simplesmente com um fundo de imagem natural e uma modelo pousando. Queria algo que fosse além, que misturasse elementos reais e imaginários, integrando o natural ao humano e abusando de toda a riqueza da fauna e flora do arquipélago. Foi difícil produzir os ensaios, dar os efeitos necessários. Este foi mais um desafio fotográfico na minha carreira", sintetiza.


Para agregar ainda mais qualidade ao ensaio, este ano duas novidades inéditas foram pensadas. Diferente dos outros anos, o catálogo foi confeccionado no formato horizontal para que as imagens de fundo tivessem ainda mais nitidez e amplitude. A segunda é que, ao final da peça, constam 12 imagens das maravilhas do arquipélago fotografadas por Renato Filho em versões de cartão postal.


As imagens enaltecem, ainda mais, toda a beleza da ilha de Fernando de Noronha por meio do olhar autêntico do fotógrafo. São mulheres fortes, que dão vida a personagens míticas como Iemanjá, a deusa da água, que esbanja beleza e glamour no mês de dezembro, e Oxóssi, orixá da caça e da fartura, com sua firmeza e elegância estampadas em novembro.


Conhecido pela alvura de sua plumagem, o pássaro Noivinha - típica ave do Nordeste e Sul do Brasil - é retratado no mês de maio com sofisticação e criatividade entre os arbustos de uma grande árvore; elementos da natureza se fundem ao real, ao humano, ao divino. O calendário destaca ainda a figura do pássaro conhecido como Viuvinha, que exibe sua graciosidade no mês de junho.


Concretizar um trabalho como este, só é possível com parcerias gabaritadas. O staff do calendário 2010/2011 - Fernando de Noronha traz nomes altamente qualificados, cada um na sua especialidade. Começamos pela produção executiva de Fabiana Pirro, modelo e atriz pernambucana; produção de moda de Gisele Cribari; makes e cabelos ficaram sob a batuta dos conceituados Henrique Mello e Laércio AZ (ambos do Studium Beleza); e Jaílson Marcos - conhecido estilista local, confeccionou as exclusivas e exóticas sandálias.



Nenhum comentário: