terça-feira, 27 de outubro de 2009

Super sucos para crianças


Livro traz opções para bebês e também para crianças com intolerância a lactose.
A editora Larousse do Brasil lança “Super Sucos para Crianças”, um livro que permite o leitor mergulhar nas delícias dos sucos naturais elaborados especialmente para os pequenos. As frutas e vegetais contém muitas das vitaminas, minerais e carboidratos complexos que as crianças necessitam para crescer e se desenvolver. Também fornecem os antioxidantes protetores que ajudam a prevenir doenças cardíacas, alterações degenerativas e várias formas de câncer.



Nos últimos anos tem crescido o número de crianças com diabetes tipo 2, uma doença que deveria ser comum apenas entre adultos de meia idade, da mesma forma tem aumentado também a incidência de adolescentes com danos nas paredes das artérias, o que faz crescer o risco de doenças cardíacas. A obesidade infantil é outro problema que aumenta a cada dia, ao passo que o nível de atividades físicas diminui com o sedentário estilo de vida moderno. Hoje muitos avós são mais ativos que seus netos. As chances de os pais viverem mais que seus filhos são maiores que nos anos 1990. Dados como estes preocupam especialistas do mundo todo, afinal a batalha é contra as indústrias do fast-food, de comidas processadas, doces, salgadinhos, refrigerantes, etc... que devido ao fácil acesso estimulam as crianças a eliminarem os alimentos saudáveis.



Michael Van Straten é um especialista em medicina complementar, ele apresenta em “Super sucos para crianças”, mais de 70 receitas simples para proporcionar às crianças, de um a 16 anos, uma gama variada de benefícios, habituando-as a um estilo de vida saudável.O livro está dividido em sete capítulos: Energéticos, Aumentar a resistência, Esportivos, Estimular a memória, Bem-estar, Antiestresse e Dormir bem. Segundo Straten, todos os sucos do livro fornecem algumas das vitaminas e minerais que as crianças precisam. Alguns deles contêm proteínas; outros, enzimas protetoras; mas o que todos tem em comum é a presença dos fitoquímicos, que são substâncias protetoras encontradas naturalmente nas plantas, que fornecem defesas naturais para cada célula do corpo.


Além de todos os benefícios para a saúde, cada suco tem um valor terapêutico específico e você pode lançar mão desses efeitos para convencer os jovens a pelo menos provarem.
Por exemplo, um menino de 12 anos, com gripe, beberá Xô, dodói, se você explicar que vai acelerar sua recuperação. Um adolescente de 15 anos beberá o Exterminador de espinhas todos os dias para se livrar das espinhas, mas você não teria a mesma sorte se colocasse um prato com maças, aipos, cenouras, beterrabas e salsinha diante dele para o almoço – explica o autor.

Straten chama atenção também para a alimentação dos bebês, segundo ele é preciso evitar ao máximo as papinhas industrializadas e começar a prepará-las
com frutas e legumes sem adicionar açúcar e sal, segundo ele, será mais provável que o bebê coma frutas e legumes com seus 1 ou 2 anos e leve para a vida adulta estas preferências.“Super sucos para crianças” apresenta também deliciosas opções de sucos para bebês e para crianças com intolerância a lactose.



Um destaque do livro é o Refri de laranja; que é rico em óleos essenciais digestivos (hortelã) e vitamica C (laranjas). O suco é ideal para preparar as crianças para a volta às aulas, onde poderão entrar em contato com vírus diversos. Ele é bom também para qualquer tipo de mal estar estomacal, e é indicado para jovens que se recusam a tomar bebidas que não sejam gasosas. A água mineral com gás proporciona uma agradável sensação refrescante.



3 folhas de hortelã
2 laranjas
½ copo de água mineral com gás

Posicione as folhas de hortelã na peça cônica do espremedor de frutas e esprema as laranjas
Dilua com água mineral gasosa.



Super Sucos para Crianças

Editora: Larousse do Brasil

Pág: 112

Autor: Michael Van Straten

Tradução: Patrícia Ribeiro

Preço: R$ 44,90

Nenhum comentário: