terça-feira, 13 de outubro de 2009

Companhia francesa faz apresentação pré-festival Internacional de Dança


A existência de uma multiplicidade de energias vitais é o ponto de partida para os bailarinos da companhia francesa Centre National de Danse Contemporaine Angers, grupo que ajudou a França a ser uma das líderes no que diz respeito à dança no mundo. O espetáculo A Vida Enorme – Épisode 1, criado em 2003, é dirigido pela coreógrafa e diretora do grupo Emmanuelle Huynh. A apresentação será hoje(13), às 21h, no teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo e faz parte da programação antecipada do XIV Festival Internacional de Dança do Recife, promovido pela Prefeitura da Cidade, por meio da Fundação de Cultura. O festival começa oficialmente no próximo dia 23 e vai até o dia 31 de outubro.


A Vida Enorme/Épisode 1 cria uma história dispersa, solta, que utiliza recurso cinematográficos preparados para o palco, mas sem nenhuma projeção de imagem. Pensado como um filme, o trabalho separa som e recursos visuais que são mostrados ao público sequencialmente. No espetáculo, a leveza corporal alterna-se de maneira ríspida e as figuras masculina e feminina se apresentam no palco de forma autônoma, mas que por hora, combinam-se, como no caso de um diálogo entre um homem e uma mulher que se dirigem um ao outro através de poemas do português Herbert Helder. O espaço da situação entra nesta poesia “sampleado” em sons franceses e portugueses.


A composição da dança ainda conta com o talento de Catherine Legrand, Nuno Bizzaro e François Le Magueur, durante os 60 minutos de espetáculo, ousadia e contemporaneidade. Essa será a primeira de várias apresentações que o público poderá conferir a partir do dia 23. Nesta edição, o festival homenageia o Ano do Brasil na França. No roteiro, espetáculos nacionais e internacionais que poderão ser vistos em vários teatros da cidade e em polos descentralizados.





SERVIÇO:

A VIDA ENORME/EPISÓDIO 1
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Endereço: Rua do Apolo, 121
Bairro do Recife
Data: Terça-feira (13.10),
Horário: 21h
Preço: R$ 5

Nenhum comentário: