quinta-feira, 24 de julho de 2008

Canditados a prefeitos do Recife debatem sobre a cidade e a violência na OAB/PE

Especialistas tratam do assunto todos e inúmeras pesquisas, de variados institutos indicam a cada enquete que a violência no Recife é um dos mais graves e angustiantes problemas vividos pela população da capital pernambucana. Dessa forma, a questão não poderia deixar de estar na ordem do dia quando o assunto é a eleição municipal deste ano. Criar alternativas, encontrar soluções e viabilizar ações neste sentido parece ser o grande desafio dos que buscam substituir o prefeito João Paulo na Prefeitura. O que fazer então para controlar a violência urbana?
E é na trilha deste questionamento que OAB/PE promove, a partir de hoje logo mais as 17h, na sua sede da Rua do Imperador Pedro II, 235, no bairro de Santo Antônio, o ciclo de debates sobre A Cidade do Recife e a Violência, com os candidatos a prefeito nas próximas eleições. Todos os postulantes confirmaram participação, em dias alternados, a cada semana, estendendo os encontros até setembro próximo. "Segurança é um dos temas mais pertinentes do momento e que aflige quem vive na capital pernambucana, apontada sempre como uma das mais violentas nas estatísticas mensais do País. Não poderíamos deixar de aproveitar a oportunidade deste período pré-eleições para levar o assunto à debates e ouvir dos candidatos o que eles tem a nos oferecer para diminuir os graves e altos índices sobre violência em nossa cidade", diz o presidente Jayme Asfora.
Ele lembra que uma pesquisa realizada em 2008 pela Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (RITLA), o Instituto Sangari, o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça, apontou Recife como a 9ª cidade mais violenta entre os 5.564 municípios do País. "Esses números alarmantes levaram a OAB/PE,o IACE e a ADECON a interferirem na tentativa de inserir a violência na pauta dos debates para as eleições deste ano".
AS REGRAS
O debate proposto pela OAB/PE e aceito por todos os postulantes, será realizado individualmente, com participação dos sete candidatos, a cada quarta - feira , sempre a partir das 17h e durante sete semanas. E interagindo com a platéia que vai poder fazer perguntas diretas aos participantes.
Cada candidato participará do debate A Cidade do Recife e a Violência, obedecendo as datas já fixadas por sorteio, começando por Raul Henry (PMDB) nesta quarta-feira (23); Edílson Silva (PSOL), no dia 30 de julho; Mendonça Filho (DEM), dia 06 de agosto; Roberto Numeriano (PCB), no dia 13 de agosto; João da Costa (PT) no dia 20 de Agosto; Kátia Teles (PSTU) dia 27 de agosto e Cadoca (PSC) encerra o ciclo dos debates no dia 03 de setembro próximo.
As regras que nortearão os encontros são simples: a coordenação contará com cinco minutos para considerações na abertura de cada debate. Em seguida, o candidato sabatinado usará 15 minutos para tratar do tema, apresentando suas idéias, projetos e soluções, sendo seguido pelo presidente Jayme Asfora com abordagens diretas sobre a questão.O candidato responderá nessa seqüência por mais cinco minutos e novamente será questionado pelos representantes das entidades parceiras e terá, novamente, mais cinco minutos para cada resposta.
A última fase do debate será aberta à platéia, seguindo a mesma mecânica: cinco minutos para perguntas e mais cinco para respostas. As perguntas dos que tomarem assento na platéia serão feitas por ordem de inscrição após encerrada a apresentação inicial do candidato.Todos os debates serão gravados para elaboração de um documento final, contendo as idéias defendidas por cada candidato e compromissos assumidos perante a OAB/PE.

Nenhum comentário: