quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mais do que carro antigo

Foto Ilustrativa

Shelby Cobra 427

Modelos charmosos e elegantes são fabricados sob exclusividade

Ter um carro antigo é uma prazer sem limites do qual nenhum colecionador abre mão. As razões que despertam a paixão por esses modelos de luxo são muitas e ultrapassam a admiração. Seja pela qualidade, design, mecânica, tradição ou beleza que salta aos olhos, o fato é que possuir um desses modelos charmosos e elegantes deixou de ser algo impossível para os mais de 4 mil admiradores dessas relíquias em Pernambuco.

Em Recife, uma empresa especializada na construção de réplicas e protótipos de carros antigos vem conquistando os afccionados por essas raridades fechou parceria com a montadora paulista Kit Car. A sociedade traz para os colecionadores pernambucanos a oportunidade de ter um carro antigo em modelo único. A fábrica localizada no bairro de Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes, recria com exclusividade protótipos de veículos antigos com as mesmas características dos originais. “Esse trabalho é muito delicado, pois precisamos pesquisar cada detalhe do modelo que vamos fabricar e, em seguida, fazer um protótipo no computador para servir de modelo só após essa etapa é que damos início a construção do veículo”, explica o empresário Adílson de Souza, proprietário da empresa.

Entre os eternos clássicos produzidos pela fábrica está o Shelby Cobra 427, lançado na década de 60 pela Ford. Suas proporções, seu perfil aerodinâmico e modelo compacto conversível faziam desse charmoso veículo o mais rápido e potente da sua época, chegando de 0 a 100 km em apenas quatro segundos. Esse elegante mustang é equipado com motor v8 e direção hidráulica. Os acessórios como ar condicionado e vidros elétricos são opcionais. O consumo de combustível desse luxuoso veículo é de um litro a cada 10 km na cidade, chegando a 15 na estrada.

Outra opção de modelos antigos construídos pela empresa é o tradicional Porsche. Fabricado pela alemã Volkswagen, em meados dos anos 50, o Porsche foi projetado com um desenho limpo, funcional, com aerodinâmica bem cuidada e um estilo esportivo esse belo carro marcou época e conquistou fãs em todo o mundo. O Porsche é equipado com motor traseiro 948 cilindradas e uma potência máxima de 220 cavalos. Seu desempenho é de velocidade máxima de 243 km/h com um consumo médio de 10km com um litro.

O tempo médio para se concluir o projeto de um automóvel antigo é de aproximadamente 120 dias. “Esse prazo é indispensável porque além dos cuidados necessários e do trabalho especializado, a maioria das peças são raras e tem que ser importadas ou desenvolvidas pelo próprio fabricante”, explica o empresário Adílson de Souza. O preço final de um desses automóveis fica em torno de R$95.000,00.

Nenhum comentário: