terça-feira, 1 de abril de 2008

Linguagem Braile Nas Embalagens


Eu fiquei muito feliz quando li essa notícia e quero compartilhar com todas vocês. Como tenho uma pessoa na minha família que é deficiente visual, então conheço de perto os problemas enfrentados por ela todos os dias nas mais diversas situações. Isso por que, a tal acessibilidade ainda é coisa rara nesse país e dificilmente os deficientes visuais encontram a linguagem braile disponível em embalagens, cardápios, parada de ônibus e em outras infinidades de lugares. Porém, parece que as empresas abriram os olhos para realidade e passaram a enxergar que os deficientes visuais são, acima de tudo, consumidores.

Uma dessas empresas é a Yoki Alimentos que adotou a linguagem braile nos produtos com embalagem de papel-cartão. A partir de agora, Cremokrem, Creme de Arroz, Fécula de Batata, Sagu, Aveias, Farinha de Aveia, Oat Bran, Canjiquinha e toda a linha Torí de alimentos para pássaros receberão os símbolos impressos no verso da embalagem. Com a adoção desses símbolos, o consumidor com deficiência visual poderá identificar facilmente informações como nome da empresa, SAC, nome do produto e peso. Essa iniciativa permite uma postura mais independente no momento da compra, no uso diário dos produtos ou quando houver necessidade de buscar informações importantes no departamento de atendimento ao consumidor. O vice-presidente da Yoki, Gabriel J. Cherubini, lembra que "as indústrias precisam atender às necessidades dos consumidores, não somente no fornecimento de produtos e no atendimento, mas também observando quais são suas necessidades básicas do dia-a-dia".

Um comentário:

Madame Excêntrica disse...

bom dia,

meu nome é Pedro dos Santos e gostei muito do blog feito por vcs.A matéria postado é interessante e serve de exemplo para outras empresas.Tenho um filho deficiente visual e sei o quanto é difícil para ele enfrentar a rotina do dia-dia.Que as autoridades,também, facilitem a vida dos deficientes de forma geral dando a todos eles ACESSIBILIDADE.

Grato pela atenção,