sexta-feira, 4 de abril de 2008

Hello Kitty é ícone da influência japonesa no mercado mundial

Criada em 1974, marca tem hoje mais de 22 mil produtos e fatura US$ 1 bilhão por ano.No Brasil, há 26 lojas oficiais da personagem internacionalmente famosa.

Marcelo Cabral Do G1, em São Paulo



Guitarra Fender Squier e amplificador, da linha especial Hello Kitty. (Foto: Divulgação)

Poucas marcas podem se gabar de ter adquirido um status verdadeiramente global. E certamente nenhuma delas é tão rosa e fofa como Hello Kitty, a gatinha sem boca que se tornou um dos maiores símbolos da influência cultural japonesa sobre o resto do mundo, inclusive no Brasil. A hoje internacionalmente famosa personagem foi criada em 1974 por uma designer japonesa chamada Yuko Shimizu, que trabalhava para a companhia Sanrio. A pedido do presidente da empresa, Shintaro Tsuji, os funcionários da empresa trabalharam em marcas que lembrassem animais.

Desde a versão inicial, o personagem não possui boca e seu rosto não expressa emoções - para que os consumidores possam "projetar nela seus próprios sentimentos", de acordo com os os atuais designers da marca. Na época, Tsuji teria saudado o desenho da gatinha com um nada amigável “não está tão ruim”. Alguns anos depois, ela se tornou o símbolo máximo do estilo "kawaii" (fofo, numa tradução livre) no Japão. Na seqüência, ela dominou o mundo.



Mini-aspirador de pó, mouse wireless e pen drive: a gatinha branca traz tudo para o computador. (Foto: Divulgação)
O começo foi modesto: o primeiro produto a exibir a felina foi um porta-moedas. Ele trazia a imagem da personagem e a palavra “Hello!” escrita ao lado. Na época, foi vendido por cerca de 240 ienes – o equivalente a aproximadamente US$ 2 hoje. Passadas duas décadas, o faturamento da Sanrio com a marca ultrapassa US$ 1 bilhão por ano. No Brasil, embora existam produtos licenciados da Hello Kitty há quase 20 anos, foi aberta uma subsidiária da Sanrio apenas em 2000. Um ano depois, apareceu a primeira loja oficial da personagem. Hoje já existem 26 delas, espalhadas por todo o país. “A Hello Kitty se tornou um ícone do Japão no país”, diz a presidente da Sanrio do Brasil, Helvia Shanrei. “E se engana quem pensa que ela é apenas para garotinhas: vendemos para todos os sexos e idade”, avisa.


A gama de produtos que levam a marca Hello Kitty ultrapassa hoje a casa dos 22 mil em todo o mundo. A variedade é gigantesca: de bonecas a eletrodomésticos, de carros a aviões, é quase impossível imaginar algo que não leve a marca da gatinha. Os únicos tabus impostos pela empresa são objetos cortantes, drogas, armas, cigarros e bebidas alcoólicas. Sim, fãs da personagem já quebraram todas essas regras por conta própria. Infelizmente, a maior parte desses mimos não está disponível no Brasil. Para comprá-los, é preciso apelar para lojas estrangeiras. Algumas das que enviam os produtos para o país estão a própria
Sanrio, a Spectra, a J-List e a Amazon.

Se você quiser ficar por dentro de outros produtos com a marcar Hello Kity a dica é acessar o site da Globo.Com e ler a matéria completa.São muitas novidades que vão de torradeira até massageador.A vontade é sair correndo e ir comprar tudo.Bem, isso para é fã dessa gatinha...E eu sou!!!
Fonte:www.globo.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Madames

Eu também sou apaixonada pela Hello
tenho vários acessários e sempre saiu para comprar mais!!!meu namora diz que sou meio exgerada,mas eu não acho.gosto e ponto final.
beijos

Daniela Araújo