terça-feira, 26 de outubro de 2010

“Recife Frio” vence a primeira etapa do II Eco Cine Noronha na categoria curta metragem


Animação - A Menina da Chuva


A primeira etapa do II Eco Cine Noronha, realizada no Tamar Noronha e na Vila dos Remédios, foi marcada pela exibição de mostras competitivas, não-competitivas de curtas metragens, animações e documentários. Essa etapa, que teve duração de seis dias, contou com um júri técnico composto por Kátia Mesel e Armando Barsante.



O vencedor da categoria curta metragem foi o Recife Frio, 27 min, do diretor Kléber Mendonça. A ficção mostrou o que uma estranha mudança climática pode fazer no Recife, região Nordeste do Brasil. No filme, um documentário de uma TV estrangeira examinou os efeitos dessa mudança em toda uma cultura que vive em clima quente.


Na categoria documentário, Mulheres da Prainha, dos diretores Ilton Fernandes e Luciana Sotelo, 18 min, levou a premiação de destaque. A mostra traz à tona a realidade de uma comunidade de mulheres carentes chamada Prainha, em Vicente de Carvalho, Guarujá. Já o de melhor animação ficou com A Menina da Chuva, da diretora Rosália. Com duração de 6 min, o curta apresentou para a criançada um mundo encantado de meninas e meninos. O filme Marcovaldo, dos diretores Cíntia Langie e Rafael Andrezza, 14min, agradou tanto ao público que os jurados do festival decidiram premiá-los com uma menção honrosa pelo belo trabalho produzido. As premiações serão feitas na segunda etapa do Festival, no Recife.


Ainda na Ilha, foram ministradas palestras pelo jornalista carioca Cláudio Savaget – fundador do Globo Ecologia -, pelo roteirista e diretor, Gualberto Ferrari; pelo antropólo, historiador e cientista político, Fernando Cortés e pelo jornalista e diretor vídeo, Otávio Previdi. Também fizeram parte da programação, oficinas para as crianças da escola estadual Arquipélago Fernando de Noronha, comandadas pela bióloga Tatiane Souza, pela cientista ambiental Adriane Mendes e pelo videasta Eduardo Escariz.


Segunda etapa – O Festival de Cinema Ambiental de Fernando de Noronha dá continuidade à programação, no Recife, nos dias 28 e 29 de outubro. No primeiro dia, as atividades serão realizadas na Torre Malakoff, onde acontecerá o seminário O Audiovisual como elemento formador de uma consciência ambiental – que trata o audiovisual como ferramenta para a educação ambiental. Para participar do encontro, o público deve se inscrever no site www.ecocinenoronha.com.br. Há 200 vagas disponíveis e as inscrições são gratuitas.


Já no dia 29, no cinema São Luiz, será realizada a mostra Cine Golfinho, com filmes de animação para alunos da rede pública de ensino. E para encerrar o Festival em grande estilo, o público será contemplado com a exibição dos vencedores da primeira etapa, em Noronha.

Nenhum comentário: