domingo, 17 de outubro de 2010

Exposição Klimtianas de Romero de Andrade chega ao Paço

O Paço Alfândega a exposição Klimtianas, do artista plástico Romero de Andrade. Serão 24 pinturas em acrílica sobre tela inspiradas no pintor austríaco Gustav Klimt, que assinava obras ousadas que causavam reações exaltadas na época. A mostra fica em cartaz até 6 de novembro é composta por 24 releituras que percorrem as diversas fases de Klimt que pintou o fim do século 19 e o começo do século 20.

Romero de Andrade Lima nasceu em Recife e é artista plástico. Começou a desenhar, pintar e esculpir quando era criança, como autodidata, mas sempre com a orientação de seu tio e padrinho Ariano Suassuna. Aos 23 anos iniciou sua carreira profissional, dedicando-se desde então exclusivamente à atividade artística. A partir de 1988, como contraponto à sua produção individual de artista plástico, passou a integrar-se a diversas realizações em grupo de teatro e vídeo. Conhecendo em livros as experiências de Chagall, Miró, Picasso e outros pintores que levaram as artes plásticas para a cena, passou a criar cenários, figurinos e iluminações para diversas montagens, tendo trabalhado também em direção de espetáculos e criação de textos. Atualmente pinta e esculpe cotidianamente e expõe e vende seus trabalhos em Recife. Cria também roteiros e desenhos de cena do cinema que pretende realizar.

Klimt foi um dos mais singulares pintores da história da arte, não teve antecessores nem deixou seguidores. É um dos artistas mais celebrados e homenageados não só por pintores que o citam em suas obras como por designers que recriam sua estética em estamparia, joalheria, artes gráficas, cenografia, moda e cinema. Não por acaso, Klimt fez parte de um grupo chamado Secessão que propunha uma ruptura com a arte acadêmica e o engajamento de uma arte nova, a art nouveau como ficou conhecida popularmente. A ideia era de uma arte total que pudesse preencher com originalidade todas as necessidades materiais de uma casa e de seus habitantes. A exposição de uma mesma pintura de Klimt era vaiada em um país e ganhava primeiro prêmio em outro. Hoje, Klimt é uma unanimidade ao lado de outros ícones do gosto universal.



Serviço:

Exposição Klimtianas de Romero de Andrade

Data: Até 6 de novembro


Local: Paço Alfândega

Rua Alfândega, 35

Bairro do Recife

Nenhum comentário: