sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Miniatura em destaque no IRB



Uma escultura da francesa Joana D’Arc, uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o mundo já conheceu e que morreu na França, em 1430, aos 19 anos, queimada viva em uma fogueira, integra o acervo do Instituto Ricardo Brennand. A obra em miniatura, de 30 cm, confeccionada em bronze dourado e marfim, é legítima representante da art decó e foi eleita pelo público visitante para ilustrar a 50ª edição do projeto Peça a peça. A iniciativa acontece neste sábado (30), a partir das 13h, e conta com leitura de obra, oficina de criação de figuras articuláveis com módulos de origami e exposição de figuras de ação.


A partir das 13h, o Hall do Buda, na Pinacoteca, recebe a exposição Action-figures (Figura de Ação), com objetos de colecionadores. Serão expostos figuras confeccionadas em plástico, posada, de personagens de filmes, vídeo-games ou de programas de televisão. Os bonecos ficarão expostos em uma vitrine.


Às 15h, a historiadora e educadora do IRB, Catarina Luizines, levanta a discussão sobre a real função das miniaturas. Serão abordadas sua utilização como brinquedo pelas crianças, sua semelhança com esses objetos infantis e seu papel de objeto de coleção, atribuído por alguns colecionadores, que se negam a identificá-las como brinquedos.


Os segredos do origami serão desvendados, a partir das 16h, pelo estudante de filosofia e educador do IRB, Leonardo Siqueira. Fazendo uso de módulos de origami, fita, cordões, alfinetes,cola,lápis de cor e de cera, hidrocor e bases de isopor, serão confeccionados figuras articuláveis. A oficina é para pessoas de todas as idades e acontece no ateliê do IRB.




SERVIÇO:

50ª Edição do Projeto Peça a peça

Onde: Instituto Ricardo Brennand- Engenho São João, s/n, na Várzea (Alameda Antônio Brennand)

Quando: Neste sábado(30), a partir das 13h

Quanto: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)

Informações: (81) 2121-0354



Nenhum comentário: