segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DOS AMIGOS DO PEITO COMANDA ROSE DAY NO RECIFE




Queridas Madames essa é uma notícia super importante que vale muito a pena ficar por dentro.Na próxima quarta-feira(13) diversos prédios-monumentos do Recife vão ser iluminados de rosa à noite. A iniciativa é da Associação Pernambucana dos Amigos do Peito (APEAPE), em parceria com o Outubro Rosa, movimento mundialmente conhecido como “Rose Day”, cujo nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação está sendo realizada no Brasil com o apoio dos Laboratórios Roche e já passou por diversas capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Natal, entre outras.

Dentre os edifícios que, este ano, ganharão uma iluminação rosa – símbolo da campanha - estão o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, a Prefeitura da Cidade do Recife, a Assembléia Legislativa, o Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) e o JCPM Trade Center. “Apoiamos o movimento porque queremos lembrar as mulheres pernambucanas da importância de prevenir o câncer de mama”, explica a presidente da APEAPE, Margot Monteiro.

À frente da divulgação da campanha em todo o país, a empresária Gisela Amaral, com suporte da APEAPE, promove uma série de ações locais para marcar o Rose Day. Um deles é um almoço para mais de 250 mulheres, no próximo dia 13, ao meio dia, no Arcádia Recepções de Boa Viagem. Durante o encontro, Gisela Amaral e o doutor Antônio Figueira Filho vão ministrar palestras relacionadas à prevenção e cura do câncer de mama.

As primeiras damas, Renata Campos (Governo do Estado) e Marília Costa (Prefeitura do Recife) também apóiam o movimento com as iluminações dos seus respectivos prédios. Madrinhas e colaboradoras da APEAPE também dão suporte à campanha no Recife, dentre elas Maria Celina Mota, Lilian Nejaim e Thereza Lapa Carneiro.

A Gerente de Saúde da Mulher do Governo do Estado, Ana Renata Lemos, comanda um grupo de trabalho formado por mulheres de vários municípios que colaboram com o evento. Já a vice-presidente da APEAPE, Marta Freire, lidera um grupo mulheres da Defensoria Pública Geral do Estado. De São Paulo comparecem as promoters, Alice Carta e Patrícia Figueiroa, organizadoras da campanha em todo o país.

Durante o almoço, as convidadas vão apreciar a performance do Ballet Aria Social, projeto comandado pela empresária Cecília Brennand. Jovens artistas, que fazem parte do programa, dançam quatro coreografias de ballet clássico e neoclássico, sob a supervisão das professoras Inêz Lima e Cynthia Katzarosf. “O diferencial da apresentação está na junção da dança e poesia, pois os bailarinos abrem e fecham o espetáculo unindo as duas linguagens”, destaca Cecília.


DOENÇA - Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OSM) uma das principais causas de óbito feminino, o câncer de mama tem cura. Quando detectado no início, o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. “O envolvimento das autoridades nesta ação é muito importante, pois só em 2010 devem ser registrados cerca de 50 mil novos casos da doença no país”, destaca Figueira Filho, especialista em mastologia.


Ele orienta que, ao primeiro sinal de incômodo ou caroço, as mulheres devem procurar um médico imediatamente. Segundo Figueira Filho, a idade e hereditariedade são fatores de risco. “Se a paciente tiver familiares próximos, como mãe, irmãs ou tias, portadoras de câncer, deve fazer a mamografia antes dos 30 anos”. O ultrassom mamário é aconselhável para todas as mulheres, a partir dos 25 anos e, após os 40, a mamografia deve ser feita regularmente.

As mulheres também devem fazer o autoexame todo mês, pois é uma forma eficaz de descobrir a doença no início. “O toque de mama é recomendado no quinto dia da menstruação e, em aquelas mulheres que não têm útero, indica-se o dia do aniversário de cada mês como lembrete”, orienta Figueira.



 
Serviço:


Campanha Rose Day (Outubro Rosa)


Onde: Iluminação do Palácio do Campo das Princesas, Prefeitura da Cidade do Recife, IMIP, JCPM, Assembléia Legislativa e outros.


Quando: 13.10.2010


Horário: à noite









2 comentários:

Anônimo disse...

valew a dica! o blog tá com tudo, hein? bjos

Madame Excêntrica disse...

Oi Lidiane,

Dica muito legal essa!!Temos que nos cuidar nada de deixar espaço aberto para doenças.Viva a Vida

Ahhhh!!!O blog tá com tudo mesmo hehehehehe
beijoss