quarta-feira, 10 de setembro de 2008

RESET: Fisioterapia Auxilia No Tratamento Da Disfunção Têmporo Mandibular

As disfunções têmporo mandibulares (que envolvem a articulação, a musculatura oro facial, o aparelho mastigatório, a região cervical e o aparelho respiratório) se desenvolvem por várias razões, sejam elas de ordem emocional como o estresse, ou mesmo traumática, após um acidente, por exemplo. Qualquer que seja a causa, os sintomas geralmente incluem: dor na articulação, mordida desalinhada, estalos na articulação, dificuldade em abrir e fechar a boca, dores de cabeça e alterações posturais como torcicolos e dores cervicais.


A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha atua, no Espaço Equilíbrio, com a reabilitação na ATM (articulação têmporo mandibular) que proporciona um alívio nos sintomas do paciente, buscando restabelecer a função normal do aparelho mastigatório e do comportamento postural. Dentre as formas de tratamento pode-se destacar: Massoterapia, Eletro e Termoterapia, Crioterapia, Cinesioterapia, Abaixamento e Elevação mandibular, Lateralidade, Protusão, Retrusão, Técnicas de relaxamento muscular etc.


Como novidade, a fisioterapeuta está atuando também com a técnica RESET, indicado para casos agudos ou crônicos. Nos casos agudos, ele é escolhido porque os músculos da mandíbula podem ser relaxados rapidamente sem nenhuma intrusão, manipulação ou dor. Já nos casos mais crônicos, a opção é combater todos as fontes de retenção, estresse e causas das alterações. Criado pelo inglês Philip Rafferty, o RESET (Rafferty Energy System of Easing the Temporomandibular Joint) é um procedimento de abordagem totalmente diferente ao acesso e correção do desequilíbrio da
ATM (Articulação Têmporo Mandibular).


Segundo a fisioterapeuta, os pacientes que apresentam desordem têmporo mandibular devem ser avaliados e tratados por uma equipe interdisciplinar (tratamento odontológico, fonoaudiólogico e fisioterapêutico). Todos os recursos utilizados, em especial os fisioterapêuticos, se bem aplicados podem trazer alívio nos sintomas que o paciente apresentar e restabelecer a função normal da articulação. “O tratamento só terá sucesso se o profissional associar o conhecimento científico e prático à colaboração do paciente”, afirma Tatiana.



Serviço:
Espaço Equilíbrio
Endereço: Rua Tomáz Gonzaga, 802, sala 1106
Lourdes – Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3275-1230
espaco.equilibrio@hotmail.com


Ângela Moura Fisioterapia
Empresarial Albert EinsteinRua Frei Teves, 280
Ilha do Leite
Recife-PE
Telefone: (81) 3222-7043
www.angelamourafisio.com.br