quinta-feira, 11 de setembro de 2008

JAZZ FESTIVAL BRASIL 2008



Durante o mês de setembro, sete cidades brasileiras vão se render ao compasso e ao swing do jazz. A sexta edição do Jazz Festival Brasil, o maior festival de jazz do país, traz para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Aracaju, Recife e Belém nomes consagrados do gênero para uma série de shows. Em Recife, o evento ocorre nos dias 11, 12 e 13, no Teatro Santa Isabel com uma programação afinadíssima, dedicada ao jazz “de raiz” das décadas de 20 a 50.


Como destaques da programação estão o trompetista norte-americano Leroy Jones, que já acompanhou Harry Connick Jr em várias turnês mundiais, à frente da banda Leroy Jones Quintet, convidando Tricia Boutté, e a Judy Carmichael Septet, comandada pela pianista californiana que dá nome ao grupo, uma das principais intérpretes dos estilos stride e swing e “embaixatriz” do Jazz Festival Brasil no exterior. Diretamente da Suécia, a Guinhild Carling and Band recebe no palco o guitarrista americano Chris Flory, que já tocou com nomes como Randy Sandke e a própria Carmichael, numa performance que flerta com o blues. Pela primeira vez no Brasil, apresenta-se o canadense David Braid Sextet, que vai revisitar o repertório da Count Basie Orchestra, uma das mais importantes big bands da história do Jazz. A Irakli and the Louis Ambassadors, da França, vai prestar um tributo ao trompetista Louis Armstrong.



O Jazz Festival Brasil é o maior do gênero no país, presente em quatro das cinco regiões brasileiras. O evento começou, em 2001, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e hoje está em sete cidades. Em sua última edição, no ano passado, atingiu um público de 20 mil pessoas. “Uma de nossas metas é popularizar o jazz, romper com essa falsa impressão de que é uma música para poucos. O ritmo, em sua origem, é dos trabalhadores negros americanos”, explica o empresário e produtor geral do festival, Leonardo Soltz.


Em São Paulo, o Jazz Festival Brasil será realizado no Bourbon Street Music Club em 2, 3 e 4 de setembro. Em Brasília, no Memorial JK, nos dias 3, 4 e 5, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, nos dias 4, 5 e 6, e no Rio de Janeiro, no Teatro Sesc Ginástico, nos dias 8, 9 e 10. Em Aracaju o festival ocorre no Teatro Tobias Barreto nos dias 10, 11 e 12 e em Belém, na Assembléia Paraense nos dias 17 e 18. O Jazz Festival Brasil 2008 conta com o patrocínio da Cemig, BMG, Oi, Oi Futuro, Cosipa, Usiminas e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.




SERVIÇO


JAZZ FESTIVAL BRASIL 2008
Recife

Data: 11, 12 e 13 de setembro
Atrações: Judy Carmichael Septet, Gunhild Carling Band, Leroy Jones Quintet, David Braid Sextet e Irakli and The Louis Ambassadors Preço: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada) Local: Teatro Santa Isabel - Pça. da República, s/nº - Santo Antônio
Telefone: (81) 3232 2939
Abertura da casa: 20h30 Classificação etária: Livre Capacidade: 700





Atrações


Dia 11 setembro

Judy Carmichael Septet – EUA


Dia 12 de Setembro

Leroy Jones Quintet – EUA – Convidada especial: Tricia Boutté (EUA)


Dia 13 de setembro


David Braid Sextet – Canadá


Dia 13 de Setembro


Irakli and the Louis Ambassadors – França