terça-feira, 23 de setembro de 2008

Grappa: a aguardente com sotaque italiano



Cachaça é o tipo de bebida que você gosta ou simplesmente nem chega a provar devido ao alto teor alcoólico. Porém, para os apaixonados da mais brasileira das bebidas nada melhor do uma “branquinha” para acompanhar os pratos da nossa culinária regional e até mesmo os mais sofisticados.



E entre estas as diversas marcas existente no mercado, uma cachaça que vem ganhando destaque nas prateleiras pela sua qualidade é a Grappa uma aguardente de origem italiana. Segundo a história a bebida existe desde o século XI, porém só a partir do século XX passou a ser produzida e louvada como um produto de requinte, assim como o conhaque francês ou o malte escocês.



As uvas são prensadas e fermentadas por um período entre oito e quinze dias. Hoje a destilação foi modernizada e acompanha sistema a vapor direto, em pequenos alambiques de cobre. Depois o liquido descansa por no mínimo três meses. Durante os quais adquire a maciez e equilíbrio de aromas.



O resultado é uma bebida forte, com teor alcoólico, variando entre 40% e 50%, semelhante a cachaça brasileira. Na Itália costuma ser misturada ao café ou servida como digestivo. Além disso, tornou-se ingrediente na cozinha das regiões produtoras como Vêneto, Friuli e Piemonte, realçando ainda molhos, marinados e sobremesas.


A Grappa italiana traz no rótulo a variedade da uva utilizada na elaboração da bebida. Existem de vários tipos: jovens, aromáticas, afinada em madeira, afinada em madeira aromática, envelhecida, envelhecida aromática. Na Itália sua produção já alcança mais de 33 milhões de garrafas por ano. A palavra Grappa ou deriva do alemão “schaps” que literalmente significa destilado ou aguardente, ou mais provavelmente do Piemontese “rapa” ou do lombardo “grapa” termos que se referem ao bagaço.



Por aqui, a Grappa coleciona adeptos entre freqüentadores de restaurantes mais sofisticados e, aos poucos, atrai fãs em bares e até mesmo consumida por adeptos em casa. E é, geralmente, degustada pura, em pequenos cálices e em temperatura ambiente.



Em terras pernambucanas quem desejar experimentar Grappa, procure pela marca Carpenè Malvolti (branca e reserva), que pode ser encontrada nas gôndolas da Casa dos Frios. A garrafa de 750ml custa R$ 66,50.



SERVIÇO:



CASA DOS FRIOS


Avenida Rui Barbosa, 412
Graças
Fone: (81) 2125-0000


Avenida Domingos Ferreira, 1920
Boa Viagem
Fone: (81)2125-0231