terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ubuntu em Pernambuco






Depois de quase um ano da chegada oficial do sistema operacional de código aberto Ubuntu ao Brasil, acontece em Pernambuco o lançamento do software, nos próximos dias 25, 26 e 27 de setembro, por intermédio da Fuctura Tecnologia. A entrada do sistema no País se deu no final de 2007 com o estabecimento da operação comercial da Canonical, empresa sul-africana patrocinadora do projeto e representante comercial da distribuição, que veio atraída pelo alto crescimento de vendas de PCs no mercado nacional.


Para a apresentação oficial do sistema operacional, basesado no Linux, está confirmada a participação do diretor de Negócios da Canonical para América Latina, Fábio Filho. O diretor da Fuctura, Diógenes Souza Leão, explica que o lançamento do Ubuntu no Estado, que é o terceiro maior poló de Informática brasileiro, marca a expansão do uso pessoal e comercial do sistema operacional livre na região. "É um evento muito importante para o setor de TI de Pernambuco, pois, além de destacar o fortalecimento da marca no Estado, possibilitará aos profissionais do setor, formadores de opinião e usuários esclacerem dúvidas sobre funcionamento do sistema diretamente com o Fábio, que hoje é o principal responsável pelo desenvolvimente de negócios da Canonical no Brasil e na América Latina", pontua Souza Leão.

Entre os sistemas operacionais oferecidos gratuitamente no cenário mundial, o Ubuntu é unanimidade. Segundo Fábio Filho, no mundo existe cerca de dez milhões de usuários finais do programa. "O Brasil ocupa a sexta posição em downloads no site da Canonical, com uma média de 50 mil por mês. E o mapa da América Latina tem números ainda maiores, com potencial no México, Venezuela, Argentina e Colômbia", comenta. Interface "easy to go", interatividade, Open Office pré-instalado e usabilidade, como internet, e-mail e texto são alguns dos atratativos do Ubuntu. Filho ainda destaca os efeitos 3D e visualização em cubo como características do sistema que interessam aos utilizadores.


A Fuctura reservou a apresentação do Ubuntu para um público específico a cada dia. Na quinta-feira (25), o evento é fechado para empresas, gerentes e representantes comerciais da área de TI e acontece no Park Hotel, em Boa Viagem, às 15h. Já na sexta-feira, o lançamento ocorre exclusivamente para o setor acadêmico, às 19h30, na Faculdade Maurício de Nassau. O último dia é aberto ao púbico e está marcado para às 14h, na Faculdade Faculdade Maurício de Nassau. Para este dia, estão disponíveis 180 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site
www.fuctura.com.br.

Além do executivo da Canonical, que destacará as particulariedades e vantagens pela escolha do Ubuntu e os desafios do mercado de software livre, participam do lançamento os especialistas em segurança para ambiente Linux, Fábio Carvalho e Albertos Viegas, da L7 Consult, e Fredeiro Madeira, professor da Maurício de Nassau. O trio explorará as questões de segurança do sistema operacional de código aberto. Outros participantes são o próprio Diogénes, que também representa o
invasao.com.br, e o coordenador LPI NE, Glauber Alexandre.
Mais informações:
www.ubuntu.com ou www.ubuntu-br.org


SERVIÇO:

Lançamento do Ubuntu em Pernambuco
Dia 25 (quinta-feira)
15h,
Park Hotel
Rua dos Navegantes, 09
Boa Viagem

Dia 26 (sexta-feira),
19h30

Dia 27 (sábado)
14h

Faculdade Maurício de Nassau

Inscrições pelo site:
www.fuctura.com.br
Fuctura Tecnologia
Rua Nicaraguá, 159,

Espinheiro
Mais informações: (81) 3221-9116