segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Vitamina C para os Esportistas

Por anos a vitamina C esteve ligada à prevenção de resfriados. Agora outro grupo de pessoas aposta no ácido ascórbico, seu nome científico, como coadjuvante nas práticas esportivas. É que a vitamina ajuda a manter o sistema imunológico atuante. "Ela também auxilia na saúde de tendões, ligamentos e juntas, reduzindo uma possível inflamação", explica Fernanda Patara, nutricionista da Bionatus, uma das empresas que manipulam a vitamina C na forma de cápsulas.
Assim como o estresse causado por uma gripe ou resfriado abala o sistema imunológico, atividades físicas intensas também podem causar uma diminuição das defesas naturais do nosso organismo. Malhadores e esportistas têm uma redução de dores após os treinos com o uso da vitamina C. "Ela também desintoxica o corpo e ajuda a reduzir os efeitos colaterais de algumas drogas e dos poluentes do nosso dia-a-dia", revela Fernanda. Até mesmo para a beleza a vitamina C traz benefícios. Ela é responsável pelas ligações químicas que dão ao colágeno maior rigidez. O colágeno é a principal proteína estrutural do nosso corpo e sua presença deixa a pele mais firme e sedosa.
A vitamina C melhora o rendimento físico do corpo e protege contra doenças



Se com o uso da vitamina C o corpo reage de forma satisfatória à atividade física intensa, a falta dessa importante substância traz riscos à saúde. Este é o caso do escorbuto, doença que se caracteriza por sangramentos gengivais, inchaços, dores nas articulações, feridas que não se cicatrizam e abalamento dos dentes. Para se evitar esse mal grave é preciso buscar na alimentação frutas e verduras frescas que possuem boas quantidades de vitamina C. Quem se esquece de frutas e verduras frescas e do uso de suplementação vitamínica corre sérios riscos de desenvolver a doença. "Acerola, laranja, limão, goiaba, mamão e muitas outras frutas e vegetais são boas fontes de vitamina C e devem ser consumidos regularmente", ensina a nutricionista.
Ainda de acordo com Patara, é preciso consumir frutas ou os sucos destas rapidamente. "A vitamina C é muito instável e reage com o oxigênio e até mesmo com a água, o que acarreta sua destruição. Alguns estudos apontam que ela desaparece completamente em uma hora de exposição", afirma. "Consumindo rapidamente temos a certeza de que o teor da vitamina está garantido", finaliza.

Serviço:

Nenhum comentário: