quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Último final de semana do projeto II Ciranda das Artes


Madame Excêntrica indica...Música e Cinema
BAILES DA VIDA
29/02 – A cantora Luciene Loyce apresenta nesta sexta-feira, a partir das 21hs, no palco do II Ciranda das Artes, na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá, o show Bailes da Vida. Em seu repertório, ela resgata grandes clássicos da MPB a partir de pesquisas que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira, com músicas de Agepê, Gonzaguinha, Benito di Paula e Milton Nascimento, entre outros. O projeto Ciranda das Artes cumpre papel como articulador local, com o intuito de valorizar, intensificar e ampliar as atividades culturais da Ilha de Itamaracá. Com apoio do Funcultura, o evento aconteceu todos os fins de semana de janeiro e fevereiro e se encerra neste sábado. A entrada é franca. Local: Centro Cultural Estrela de Lia, Praia de Jaguaribe, Itamaracá. Informações - (81) 3055 0787 / 8700 2392.
CINEMA NA ILHA – PROJEÇÃO DE VÍDEOS
01/03 – A partir das 19hs, acontece o Cinema na Ilha, sob a coordenação do cineasta Lula Gonzaga, da Ponto de Cultura. Como o tema deste ano do Ciranda das Artes é Cultura Negra, Lula apostou em vídeos que tenham o negro como protagonista no cinema e no vídeo. São duas horas de projeção com um longa e um curta. Confira a programação:
- Filhas do Vento, de Joel Zito Viana, com um formidável elenco composto por Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Taís Araujo, Léa Garcia e Zózimo Bulbul. O filme aborda temas pertinentes às mulheres de qualquer parte do mundo, mas numa pequena cidade do interior do Brasil os fantasmas da escravidão e do racismo afetam a vida das personagens de forma sutil. Em uma brilhante peça ficcional de cunho político e social, o diretor substitui os tradicionais papéis estereotipados, comumente interpretados por atores negros nas telenovelas brasileiras, por uma rica e multifacetada construção de personagens, habilmente emprega diversos recursos da dramaturgia para se comunicar com uma específica audiência.
- Maracatu, Maracatus, de Marcelo Gomes, 14 min. com Jofre Soares, Meia-Noite e Mestre Salustiando. As diferenças culturais entre as várias gerações de integrantes do maracatu rural, ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco.
Informações: (81) 8731.7751, com Lula Gonzaga ou pelo 3055 0787 / 8700 2392.

SHOW MULTICULTURAL
01/03 – No sábado, a partir das 21hs, Luciene Loyce abre o show de encerramento do II Ciranda das Artes, com seu “Sambafro”, apresentação autoral que resgata grandes sucessos que marcaram época, como as de sua madrinha, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Ruy Mauryte, Martinho da Vila, etc. Em seguida, a Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá, mostra sua voz com músicas de sua autoria e de outros cirandeiros e fecha a noite junto com as Filhas de Baracho, as cantoras Severina e Dulce, que herdaram do pai, Antonio Baracho - um dos mais importantes cirandeiros de Pernambuco –, o dom de cantar e entoam composições suas e do pai. Com o tema Cultura Negra, o projeto Ciranda das Artes cumpre papel como articulador local, com o intuito de valorizar, intensificar e ampliar as atividades culturais da Ilha de Itamaracá. Com apoio do Funcultura, o projeto foi criado com o intuito de movimentar a comunidade, oferecendo opções de lazer e cultura. A entrada é franca. Local: Centro Cultural Estrela de Lia, Praia de Jaguaribe, Itamaracá. Informações - (81) 3055 0787 / 8700 2392

Nenhum comentário: