sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sabores do Nordeste em terras Paulistanas

Lançamento de publicação sobre culinária reflete procura de chefs de cozinha por ingredientes típicos nordestinos.
O que a gastronomia regionalista do Nordeste com seus pratos típicos como carne de bode, arrumadinho e drinks tropicais teriam em comum com a sofisticação e contemporaneidade dos restaurantes paulistanos? Muito, se consideramos que os insumos, ingredientes e temperos nordestinos ultrapassaram as barreiras da região para dar um toque todo especial na mesa do brasileiro. Produtos como feijão de corda e melaço já são disputados nas prateleiras do Sudeste por inventivos chefs de cozinha em busca de sabores que unam as culturas indígenas, negra e portuguesa. Essa profusão de sabores é intensamente explorada pela revista Engenho de Gastronomia, que traça um paralelo com roteiros turísticos e gastronômicos em endereços imperdíveis.
A edição que será lançada na próxima terça-feira (26/02) no Espaço UNI reúne as criações de dez chefs atuantes no mercado paulistano que aceitaram o desafio de criar receitas com insumos e ingredientes nordestinos. São eles: Laurent Suaudeau (Laurent), Carla Pernambuco (Carlota), Emanuel Bassoleil (Restaurante Syke), Luciano Boseggia, Andréa Kauffman (AK Delicatessen), Erick Jacquin (La Brasserie), Francisco Gameleira (A Figueira Rubayat), Fabrice Lenud (Pâtisserie Douce France), Carlos Ribeiro (Bucatini) e Sérgio Arno (La Vecchia Cucina), que utilizaram temperos como o açafrão-da-terra, cominho, pimenta-malagueta e frutas como pitanga e siriguela.
A ação marca o lançamento e distribuição da revista em São Paulo, que passará a contar com uma distribuição de quatro mil exemplares em 1,2 mil pontos de venda da capital paulistana. “Trata-se de uma indicação turístico-gastronômica”, revela Daniella Gouveia, diretora da revista. A revista cita dez endereços em Salvador, Maceió, João Pessoa e Natal, além de pontos imperdíveis no Recife como o Bar da Mira, Oficina do Sabor, Restaurante É e o centenário Leite. Não é por menos que a gastronomia local é considerada um dos carros-chefe da promoção dos destinos pernambucanos em eventos, feiras e congressos nacionais e internacionais
A capital pernambucana, Recife, já é considerada o terceiro pólo gastronômico do País e o primeiro do Nordeste. Os visitantes possuem fartas e variadas opções de culinária e os experimentalismos da cozinha contemporânea convivem naturalmente com a gastronomia popular dos mercados públicos. Ao longo do ano, a cidade contabiliza diversos festivais gastronômicos que também vêm ganhando força em cidades do interior graças a iniciativas de entidades como o Sebrae e a Abrasel-PE. Entre eles, pode-se citar o Comedoria de Mercado, Roda de Boteco, Festival Recife Sabor e Festival Gastronômico de Pernambuco.
No interior, as entidades apóiam e promovem ainda o Festival Sabor das Flores (Garanhuns); Frutos do Vale (Petrolina); Festival Gastronômico de Gravatá; Show de Gastronomia do Agreste (Caruaru); Porto do Sabor (Porto de Galinhas) e Festival Gastronômico da Culinária Caprina e Ovina (Triunfo e Serra Talhada). Todos estes festivais já compõem o Circuito Delícias de Pernambuco, que também prevê capacitação do corpo funcional e consultoria para os estabelecimentos participantes.
Em relação à gastronomia litorânea, os destaques ficam por conta do balneário de Porto de Galinhas e o Arquipélago de Fernando de Noronha. Na praia mais badalada do Estado, a culinária internacional figura ao lado da mais autêntica ‘comidinha de praia’: caldinhos, ensopados, pescados e crustáceos como caranguejo, ostras e camarão. Em Fernando de Noronha, a Pousada do Zé Maria – roteiro de charme e vencedora da categoria Melhor Pousada pelos leitores da revista Viagem & Turismo 2007 - promove mini-festivais gastronômicos às quartas e sábados, além de dias especiais.
Lançamento Revista Engenho de Gastronomia, dia 26 de fevereiro (terça-feira), às 20 horas, no Espaço UNI - Rua Amaury, nº 513, Itaim Bibi – S. Paulo (SP). Fotos: Capa da revista e Galinha caipira com mel de engenho, do Chef Laurent Suaudeau (Laurent)

Um comentário:

Angelica disse...

É uma notícia muito boa! O lançamento de publicação sobre culinária reflete procura de chefs de cozinha por ingredientes típicos nordestinos. Eu acho que as contribuições do chef do a figueira rubaiyat será valiosa para todos os aspirantes a chefs!