quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Chocolate preto é melhor para a saúde

A “enxurrada” de chocolates nesta época suscita questionamentos a respeito das propriedades nutricionais do alimento e dos efeitos que o seu excesso podem trazer ao organismo. Afinal de contas, chocolate faz bem? De acordo com a endocrinologista do Hospital São Camilo, Dra. Maria Rosária Cunha, o chocolate é um alimento altamente nutritivo, fonte de proteínas, gorduras, sais minerais (cálcio, magnésio, ferro) e vitaminas (E, B1, B2, B3, B6, B12 e C). Além de suas propriedades nutritivas, contém alto teor de flavonóides (antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças no coração), substâncias precursoras da serotonina e endorfina (responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar) e substâncias estimuladoras como cafeína e teobromina, que aumentam o gasto de energia.
Essas delícias que nos despertam os mais doces sentidos devem ser consumidas com moderação
Apesar de vários benefícios que as substâncias presentes no chocolate podem trazer ao organismo, o alerta é para a quantidade a ser consumida. Tudo em excesso faz mal e com o chocolate não é diferente. Para a Dra. Rosária, não há consenso sobre a quantidade exata de chocolate que pode ser consumida por dia. Acredita-se que o consumo de aproximadamente 30 calorias por dia de chocolate amargo ou preto pode diminuir o risco cardiovascular e a pressão arterial, sem ganho de peso ou outros efeitos adversos. “Como é altamente calórico, pois contém açúcar e manteiga, o consumo em excesso contribui para o aumento de peso e, conseqüentemente, eleva o risco de doenças do coração. Portanto, o excesso acaba fazendo efeito contrário”, comenta Rosária.

Feitos com os grãos de cacau torradoso chocolate amargo possui flavonóides, antioxidantes que combatem os radicais livres
Porque o chocolate amargo ou preto é melhor? – O chocolate ao leite e o branco são ricos em gorduras saturadas, presentes no leite, e aumentam os níveis de colesterol. Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca (devido a ação de substâncias vasodilatadoras), processos alérgicos, diarréia (principalmente em pessoas com intolerância à lactose, que é um açúcar encontrado no leite) e crises de labirintite.
Como os chocolates meio-amargo, amargo ou preto possuem pequena ou nenhuma adição de leite, são mais saudáveis. Feitos com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, o chocolate amargo possui flavonóides, antioxidantes que combatem os radicais livres e reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Além disso, o cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico (gorduras monoinsaturadas) que protege as artérias, eleva o bom colesterol (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL).

Nenhum comentário: