terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cortinas entram no quesito decoração casa de praia

Foto meramente ilustrativa
Além de dar um charme a mais as cortinas protegem os móveis dos raios solares
Nesta época do ano em que as temperaturas sobem, inúmeras famílias trocam de endereço em busca de uma boa dose de descanso e outra de diversão. Para isso, na maioria das vezes, o itinerário escolhido é o da casa de praia. Só que às vezes surgem os imprevistos para atrapalhar o passeio. Um deles é encontrar a morada de verão com a mobília queimada, a cortina em má conservação e um calor para “matar”. Mas para evitar esses transtornos, basta apenas acertar numa escolha: a cortina.

Por muitos, a peça é visto somente como decorativa, mas o mercado prova mais do que isso através das inúmeras opções que apresentam a função de proteger o ambiente do sol e da salinização do mar, por exemplo. Para quem não quer ter o incômodo de se deparar com assoalhos, móveis e peças de decoração queimadas pelo sol, Luiz Antônio Cunha, da Santa Sombra, ateliê de cortinas, aconselha escolher produtos com proteção solar. Ele ressalta que as cortinas com tecnologia térmica são indicadas para qualquer tipo de residência, haja vista os altos índices de calor que assola todo o planeta. Em relação às cortinas comuns estas com proteção de calor são de 10% a 15% mais caras, porém o empresário salienta que é um investimento que no final das contas sai barato, apresentando o dobro de durabilidade e auxiliando no consumo de energia. “Com a onda de calor, o ar condicionado funciona sobrecarregado e as cortinas térmicas os auxiliam no resfriamento dos ambientes”.

Segundo o empresário, outro erro muito comum é acreditar que as películas escuras nas janelas amenizam as altas temperaturas. “As películas só tem a função de escurecer o ambiente. O único produto que controla a passagem de calor são as cortinas a base de fibra de vidro, visto que possuem uma placa de alumínio, que reflete todo calor e luminosidade”, explica ele. Outro benefício da peça é a melhoria da acústica. “A proteção de alumínio faz com quem entre a cortina e a janela se forme uma bolsa de ar quente que bloqueia sons externos”, justifica.
As cortinas com material natural, a exemplo da madeira e do bambu, precisam de atenção na hora da compra, verificando se possuem selante ou verniz com proteção aos raios solares. “Como qualquer produto natural sofre influência térmica, se a madeira não receber um tratamento especial, ela queima sendo exposta ao sol”, diz. Para os que têm casa à beira-mar e não querem cometer o pecado de perder a panorâmica, existem as opções de telas com transparência controlada, como as já citadas de fibra de vidro ou as aluminizadas. Já para os que não abrem mão de praticidade, as rolô e as emborrachadas são as indicadas, a primeira é fácil de manusear e a segunda de de limpar.

Serviço:

Santa Sombra

Galeria João Roma

Av. Conselheiro Aguiar, nº 2333, loja 234

Boa Viagem-Recife(PE)

Fone: (81) 3328-3209


3 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei interessado pelas cortinas térmicas de fibra de vidro e alumínio, mas aqui em Porto Alegre não encontrei nada semelhante, apenas aquelas telas emborrachadas.
A loja Santa Sombra tem e-mail.

Unknown disse...

Comprei cortinas que, de acordo com as orientações da Santa Sombra, isolavam o sol e, pela propaganda da loja, era tudo de melhor. Ocorre que a Santa Sombra, infelizmente, não cumpriu com o contrato (péssima assistência, não instalou tudo devidamente, enfim, um fracasso) e precisei reclamar no PROCON. Embora o proprietário da loja não retorne às minhas ligações, ainda espero poder resolver essa pendência que se tornou quase jurídica. Que decepção com a loja!

Eliene disse...

Maria Helena eu também estou muito decepcionada com a Santa Sombra, comprei umas cortinas caríssimas lá e depois o atendimento para instalação é péssimo, estou correndo atrás, ligo quase todo o dia, uma sra, chamada Ilda é mal educada, atende mal, não dá recado para a vendedora Graça, essa foi a única pessoa simpática que me atendeu e que me iludi, pois agora ninguém me atende, foram entregar as minhas cortinas depois de muita insistência minha, mas incompletas, estou agora lutando pra receber o que faltou. É triste um país onde o consumidor tenha que se desgastar tanto para ter cumpridos seus direitos.