quinta-feira, 25 de março de 2010

CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ODONTOLOGIA













A capital pernambucana sedia o 20º Congresso Pernambucano de Odontologia (Copeo), de hoje (25) até o próximo domingo (28), no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante o evento acontecem cursos, simpósios, seminários, oficinas, fóruns científicos, conferências e a maior feira de equipamentos e materiais odontológicos da região Nordeste. Segundo os organizadores, a expectativa é que a feira movimente cerca de R$ 10 milhões em negócios, superando os números da feira anterior, que alcançaram a marca dos R$ 6 milhões. Com o tema Odontologia: Educação Promovendo Saúde, o congresso reúne 600 apresentações de trabalhos, 25 cursos, entre nacionais e internacionais, 20 conferências e dois simpósios.

Indústrias de insumos e equipamentos do ramo como Colgate, Oral B, Dentsply, Tecbook, Olsen, 3M Esper, Neodent, Odonto Baby, Odonto Kids, Ice, Systhex, Odontoshop e Dental Sorriso participam da feira trazendo os principais lançamentos e novidades do mercado. Cerca de 90 empresas vão lançar produtos, tendências e inovações tecnológicas em equipamentos e mobiliário. O Copeo é considerado um dos eventos mais importantes de odontologia do País e são esperadas mais de dez mil pessoas entre empresários do setor odontológico, congressistas, dentistas, cirurgiões, estudantes e técnicos.







“Queremos trazer para a classe odontológica pernambucana os temas mais atuais da área, transformando o Congresso em um grande encontro. Além disso, oferecer oportunidade aos colegas de conhecer lançamentos e novidades do mercado nacional e internacional, com equipamentos de alta tecnologia”, comenta o presidente do Copeo, Aldonso Pedrosa Júnior. Simultaneamente ao Congresso acontecem o 15º Congresso Norte-Nordeste de Odontologia; o 8º Congresso de Odontologia Militar do Nordeste; 5º Encontro de Técnicos em Prótese Dentária de Pernambuco; 3ª Mostra de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; 2º Encontro dos Ex-alunos de Odontopediatria e 1ª Mostra de Anatomia Aplicada.







Projeto Sorriso Cidadão




Noventa crianças, entre 6 e 16 anos, moradores das vilas Nossa Senhora de Fátima e São Francisco, localizadas no Parque do Caiara, bairro do Cordeiro, serão beneficiadas pelo projeto Sorriso Cidadão. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Associação Brasileira de Odontologia - Seção Pernambuco (ABO-PE) e a rede internacional Rotary Clube do Recife - Boa Viagem.

 
“Nosso maior objetivo é sensibilizar os profissionais de odontologia para a prática de ações solidárias concernentes ao atendimento voluntário e gratuito a crianças e adolescentes de baixa renda. Queremos o maior número de profissionais engajados, já que pretendemos ampliar esse número ao longo do ano”, explica o presidente do Copeo, Aldonso Pedrosa Junior. O cadastramento dos profissionais voluntários, de diversas especialidades da odontologia, pode ser feito através da ABO-PE. Inicialmente o cadastro será feito no estande do projeto, durante o Copeo.



Segundo a idealizadora do projeto, Carmeluce Maria Barbosa, além de fazer os procedimentos curativos, os profissionais irão atuar de modo educativo e preventivo. “Porque com esse tripé, além das crianças e adolescentes terem o tratamento, poderão adquirir consciência crítica acerca da saúde bucal. É interessante que essa iniciativa contribui para a mobilização de profissionais do setor para um grande mutirão solidário”, pontua. Os dentistas serão como ‘padrinhos’, responsáveis pela saúde bucal de seus afilhados até completarem a idade-limite permitida pelo projeto.


O Rotary Club de Boa Viagem funcionará como intermediário entre os pequenos cidadãos e os profissionais da odontologia. Fica a cargo da instituição o agendamento das consultas, sempre acompanhado dos pais ou do responsável. Quem quiser continuar a ter seu tratamento gratuito terá que ter uma frequência rigorosa, caso o beneficiado falte duas vezes, ele poderá ser desligado do projeto Sorriso Cidadão. Para o presidente do Rotary Clube, José Corsino Dantas Lima, este é mais uma iniciativa cidadã que o clube participa. “Nossa missão é harmonizar o convívio entre o projeto e as famílias dessas crianças”, comenta.



Já a ABCC garantirá o transporte para os alunos. “É um reforço muito importante para o projeto. Como todos sabemos, tratamento dentário tem um custo altíssimo e esses meninos não teriam condições da arcar com essas despesas. Eles terão tudo isso gratuitamente”, declarou o presidente da ABCC, desembargador Nildo Nery dos Santos.




Nenhum comentário: