terça-feira, 16 de março de 2010

Artista Plástica pernambucana expõe em NY trabalhos baseados na cultura nordestina

]




A pequena casa da travessa José Pedro Filho, em Bezerros, no Agreste pernambucano, se distingue pelo colorido e pelo capricho nos objetos decorativos. Não existe luxo, mas as paredes pintadas num tom verde claro, o chão cuidadosamente encerado e limpo, os bibelôs e os vasinhos de flores de plástico revelam preocupação com a harmonia do local. O espaço é o que se convencionaria chamar de uma “casa de bonecas”.




Afinal, Severina Leonarda da Silva, ou Lia, a dona do recanto, é uma artesã que se destaca num ofício secular, detalhista, manual: a feitura de bonecas de pano, as antigas “bruxinhas” ou “calungas” de feira. Foi a realidade desse mundo mágico da bonequeira Lia, que a artista plástica Anna Guerra resolveu retratar em duas criações suas. Os quadros que retratam a arte das bonecas de pano, em homenagem a artesão de bezerros serão expostos em Nova York.


Estou feliz, por poder destacar ainda que de maneira pequena, o que os homens e mulheres do meu estado produzem apartir de sua própria realidade e ver que essa realidade e os seus belíssimos trabalhos, passam à ganham aplausos de outras culturas." Enfatiza Anna Guerra.

Nenhum comentário: