quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sabores da Itália






Optar por uma deliciosa massa não precisar ser sinônimo de colocar a dieta a perder. Podemos encontrar receitas bem saborosas de massas ligth e sem perder o sabor.O prato, que antes era composto apenas por molho de tomate e queijo ralado, hoje pode contar com uma diversidade de ingredientes, como temperos especiais, molhos diferenciados e até vegetais, o que garante ainda mais sabor e aroma.

A técnica em alimentos do Oba Hortifruti Laisa Alves sugere uma receita de macarrão light, preparada com hortaliças e iogurte natural. A combinação resulta em um prato leve, saboroso e muito fácil de preparar. “Além do sabor, a preparação garante benefícios à saúde, já que os ingredientes carregam nutrientes indispensáveis ao organismo”, explica Laisa.

A receita conta com espinafre e agrião, alimentos ricos em cálcio e vitaminas. Outra opção é substituir as hortaliças por brócolis. Outro ingrediente que combina muito com a macarronada é a ervilha, rica em proteínas e fibras, que ajudam a manter o controle das taxas de açúcar e colesterol no sangue. A recomendação é utilizar ervilhas frescas.

 
Macarrão light

Ingredientes:

230g de espinafres pequenos sem os talos grossos

100g de agrião sem os talos grossos

130g de ervilhas congeladas

500g de talharim fresco

2 colheres (chá) de farinha de milho, 200 ml de iogurte natural

4 colheres (sopa) de salsa picada

6 ramos de manjericão fresco

rasgado em pedaços

 sal e pimenta-do-reino a gosto.


Modo de preparo: lave o espinafre e o agrião, coloque-os em uma panela grande com água, até cobrir as folhas. Tampe e cozinhe em fogo moderado por 2 minutos, mexendo até que as folhas fiquem murchas. Adicione as ervilhas e cozinhe, sem tampar, por 2 minutos. Transfira as verduras para uma tigela e reserve. Cozinhe a massa em uma panela grande com água até que fique al dente. Enquanto isso, misture a farinha de milho com o iogurte, formando uma pasta homogênea e coloque na panela usada para cozinhar as verduras. Cozinhe em fogo moderado, mexendo sempre, até começar a borbulhar. Adicione as verduras, a salsa e o manjericão, tempere a gosto e mexa bem. Quando o molho estiver quente, retire a panela do fogo.

Escorra a massa e adicione-a ao molho. Mexa delicadamente e sirva em seguida.









Nenhum comentário: